‘Barbacena Ativa’ movimenta o bairro João Paulo II
Primeiro dia do Programa supera expectativas


Com o objetivo de realizar um mutirão dos diversos setores do governo em uma ação conjunta e integrada entre Prefeitura e comunidade, a administração municipal lançou o Barbacena Ativa. O primeiro bairro a receber o Programa foi o João Paulo II. O resultado foi uma manhã movimentada, com intensa participação da população, prestação de serviços, orientação educacional e atividades lúdicas.

De acordo com o Secretário de Coordenação de Programas Sociais, Flávio Maluf, durante uma reunião com o Prefeito Toninho Andrada, foi determinado aos membros da administração direta que levassem as secretarias aos bairros e oferecessem os serviços que prestam diariamente. “O objetivo é atender àquelas pessoas que não podem ir à Prefeitura durante a semana e fazer com que elas também sejam testemunhas dos avanços que Barbacena vem obtendo”, afirmou Flávio.

A iniciativa, que vai oferecer soluções às situações emergenciais, promover assistência preventiva, orientações, coleta de dados sociais e distribuição de material nos bairros da cidade, pretende levar a Prefeitura à comunidade. Para Rita Candian, Secretária do Sistema de Integração Governamental para Promoção Humana, destacou a importância do estreitamento de laços com os munícipes e fortalecimento de vínculos entre os moradores do próprio bairro.

José Augusto de Oliveira Penna Naves, Secretário de Governo, também falou sobre a interação entre o setor público e a população. “O objetivo é promover uma integração maior entre Prefeitura e comunidade, ouvir os anseios da população e nos planejarmos para corresponder às expectativas. Eles apontam as necessidades, e nós buscamos a solução”, concluiu o secretário.

Foram quatro horas de atividades. Teste de glicemia, aferição de pressão, corte de cabelo, desfile da rainha do bairro, distribuição de panfletos, pipoca, algodão doce, informações sobre programas sociais, IPTU, dívida ativa e defesa civil estiveram entre os serviços oferecidos. Diva Lúcia, que é moradora do bairro João Paulo II aprovou a iniciativa. “Fiquei surpresa com a presença de tanta gente da Prefeitura e todos os serviços que ofereceram para a nossa comunidade. Foi uma ideia muito boa trazer os secretários para ouvirem a gente aqui, porque assim eles podem conhecer a nossa realidade”, disse a dona de casa.

Esta foi só a primeira ação do Programa. O Barbacena Ativa já está agendado para acontecer nos bairros Nova Cidade e Nossa Senhora Aparecida. Não fique de fora, participe!


Busca de Notícias