Caminhada marca luta pela inclusão e por direitos da pessoa com deficiência


Entidades, autoridades, parceiros e público em geral estão convidados a participarem da primeira passeata em alusão ao Dia Nacional da Luta dos Direitos da Pessoa com Deficiência e ao Dia Municipal da Luta dos Direitos da Pessoa com Deficiência, comemorados nos dias 21 e 23 de setembro, respectivamente. Para celebrar as datas, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria do Sistema de Integração Governamental para Promoção Humana (SIGA), realiza uma grande caminhada na manhã do dia 20 de setembro. O objetivo é promover um movimento socioinclusivo na cidade.

Além do cunho social, o evento contará com uma série de atividades lúdicas. A passeata, que começa às 9 horas, na Praça do Rosário, terá como fim a Praça dos Andradas. Quem passar próximo à fonte luminosa poderá apreciar apresentações musicais e de dança. Confira programação:

Data: 20 de setembro

Concentração: 9 horas, na Praça do Rosário

Programação:

- Apresentação de dança com uma cadeirante

- Apresentação de dança de forró com um deficiente auditivo

- Apresentação do Grupo “Mãos que cantam”, da E.E. Maria do Rosário

- Apresentação de música de uma deficiente visual

- Apresentação de um grupo de Hip-Hop

Dia Nacional da Luta dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Em 21 de setembro é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A data foi instituída em 2005, por meio da Lei n° 11.133, e escolhida pela proximidade do início da Primavera e o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e igualdade de condições.

Mais de 45,6 milhões de brasileiros declararam ter alguma deficiência, segundo dados do Censo Demográfico 2010, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa 23,9% da população do nosso país.


Busca de Notícias