Começa Semana Nacional do Trânsito em Barbacena


Com o objetivo de valorizar a vida e estimular o respeito ao pedestre, a Prefeitura de Barbacena, por meio da Subsecretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana, realiza a Semana Nacional de Trânsito 2013. A abertura do evento aconteceu ontem, 18 de setembro, e contou com a participação de autoridades, comunidade, pais e alunos de escolas da rede pública de ensino.

O tema deste ano é “Álcool, outras drogas e seguranças no trânsito – efeitos, responsabilidades e escolhas” e nossa cidade terá, entre os dias 18 e 25 de setembro, palestras, blitz educativas e ações que foquem a responsabilidade no trânsito. Durante a solenidade de abertura da Semana, uma palestra com o Professor, engenheiro, arquiteto e urbanista, Zenilton do Patrocínio, alertou sobre os perigos do trânsito e ofereceu dicas de segurança e educação. Alunos do 1º ao 5º ano das escolas municipais também foram premiados nas categorias frase e desenho.

O vice-prefeito, Mário Raimundo, agradeceu a parceria para a realização do evento e destacou a importância de trabalhar as questões relativas ao trânsito. “A proposta é estimular e educar. E o bom da iniciativa é que ela traz resultados a curto e longo prazo. No caso das crianças, um aluno educado para o trânsito seguro, leva isso a sua família. Então os adultos, que são tutores dessas crianças, também são alcançados e estimulados a uma melhor postura”, afirmou o vice-prefeito.

Durante a abertura, o subsecretário da SUTRAM, Cel. Carlos Alberto, falou sobre a mudança de mentalidade, que é proposta a cada nova campanha de trânsito. “O que queremos é educar as pessoas, apresentá-las uma nova maneira de conduzir veículos e de se comportarem como pedestres”, pontuou o Coronel, que destacou parte da Programação: “A partir de amanhã teremos blitz educativas, com o apoio da Polícia Militar, do Departamento de Estrada e Rodagem e Polícia Civil, palestras em escolas e passeio ciclístico”.

Quem também participou do evento foi o Secretário de Educação Emiliano Furtado. Para ele, é muito importante trabalhar com as crianças. “Esta é uma iniciativa de fomento à educação no trânsito. Trânsito não é só veículo, é pedestre também, e é bom que os alunos tenham consciência disso. Já estamos nos organizando para que as atividades sejam contínuas e que abrace todas as séries da rede pública”, disse o Secretário.

A palestra da noite girou entorno do torno do tema da Semana Nacional do Trânsito 2013,o Professor Zenilton do Patrocínio afirmou que o momento foi uma coroação de um ano inteiro de trabalhos. “A importância maior do evento é trazer a população à reflexão. O evento dura uma semana, mas é preciso estar consciente o ano inteiro”, concluiu Zenilton.

Alunos de diversas escolas foram premiados em 1º, 2º e 3º lugar. Luana Silva Cantarino, estudante do 5º ano da Escola Municipal São Sebastião, ganhou o 1º lugar com a frase: “Poupe a vida das pessoas inocentes. Não beba e não use drogas enquanto estiver dirigindo. Sua vida vale muito!”. O que motivou a aluna foi a informação do número de acidentes em nosso país. “O que eu quis foi mostrar para as pessoas como é importante ter responsabilidade ao volante. Muita gente não tem consciência do perigo que correm nas estradas e do perigo que representam para outras pessoas”, disse Luana. A Diretora da Escola, Edite Quintão, estava orgulhosa e afirmou que estes são “os cidadãos que queremos para o futuro, precisamos investir neles”.

Formaram a mesa dos trabalhos, o vice-prefeito, Mário Raimundo, o subsecretário da SUTRAM, Cel. Carlos Alberto, o secretário da SEDUC, Emiliano Furtado, a Controladora Geral do Município, Giovanna Bonfante, o palestrante, professor Zenilton do Patrocínioo Capitão Carlos Henrique, representando o Comandante do 9º Batalhão da polícia Militar, Ten. Cel. Jesus Milagres, e o Militar Jackson Toffoli, representando o Comandante da 13ª Região de Meio Ambiente e Trânsito, Major José Antônio Silva.

 


Busca de Notícias