Exphomig 2013: abertura oficial


Na tarde desta sexta-feira, 20 de setembro, produtores, criadores, apreciadores, autoridades e público em geral participaram da Abertura Oficial da Exphomig 2013. Durante sete dias, Barbacena é a sede do maior encontro de gado holandês do estado. O evento acontece no Parque de Exposição Senador Bias Fortes e será referência nacional em qualidade, genética e novidades.

A 22ª Edição da Exphomig é uma realização da Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais (ACGHMG), em parceria com a Prefeitura de Barbacena, por meio da Agência de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região (AGIR) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, e do Núcleo dos Criadores de Gado Holandês de Barbacena – Nughobar. Em seu discurso, o Prefeito Toninho Andrada afirmou que Barbacena está resgatando seu papel de fomentadora do agronegócio na região. “Receber um evento dessa dimensão, que reúne pessoas de diferentes regiões do estado e do país, demonstra o papel da minha gestão, que é estimular e criar um ambiente favorável para o desenvolvimento”, afirmou Toninho.

O Prefeito também destacou a excelência do evento. “Temos um Parque com uma boa estrutura e que precisa ser utilizado. A Exphomig é, sem dúvidas, uma oportunidade de ocupar este espaço da cidade com um evento de qualidade, com padrão nacional e internacional”, pontuou Toninho, que finalizou: “A conseqüência para Barbacena é visibilidade e movimentação econômica. Todos saem ganhando”.

Na Programação do evento, a tradicional exposição, com julgamentos do gado jovem e gado adulto, a 1ª Feira de Animais Jovens e Tourinhos da Associação Mineira, o 1º Torneio Leiteiro, o 1º Curso Estadual de Avaliação Morfológica de Vacas de Leite e Interpretação de Provas de Touro, o 4º Leilão Parada da Perfeição e o café da manhã na Poitara Genética. Além, é claro, da tão esperada premiação Melhores de Minas, onde todos terão a oportunidade de conhecer os melhores na criação do gado Holandês em Minas Gerais.

Cleocy Júnior Fam, que faz parte da organização da 22ª Exphomig, afirmou que um dos destaques deste ano é a participação de produtores de diferentes regiões do país. “Já temos bons resultados. Muitos produtores, grande público e animais de excelente qualidade. O Leilão é um exemplo disso. Tivemos um faturamento médio de R$ 20 mil por animal”, disse o organizador.

Barbacena é conhecida como o berço do gado holandês e considerada uma cidade importante para o cenário da pecuária. O Presidente do Sindicato Rural de Barbacena, Renato Laguardia, evidenciou a satisfação em receber um evento como este na cidade. “Para o Sindicato e produtores, é motivo de orgulho receber a exposição e ter acesso, em primeira mão, às novas tecnologias em alimentação, genética, nutrição e melhoramento de leite. É um grande encontro, é uma honra”, alegou Renato.

Os julgamentos do evento contará com a presença do americano Paul Trapp, responsável pelos julgamentos do gado jovem e adulto. Ele, que é proprietário de um rebanho de elite das raças Pardo-Suiço, Jersey e Holandesa, já recebeu indicações ao All-Americans em todas as três raças. Trapp têm boas expectativas e espera ver animais bem preparados. Vacas, bezerros e novilhas com bom balanceamento e boa estrutura corporal. “Vou observar balanceamento e equilíbrio. O que pesa é a funcionalidade do animal, não precisa ser o maior ou o mais bonito. Mas é claro que não posso esquecer estilo e graça ao passar pela pista”, finalizou o juiz oficial da Exphomig 2013.

Evandro Neiva, Chefe do Gabinete da Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, falou sobre o histórico de Barbacena. “Esta e uma cidade de representatividade no cenário mineiro e o evento comprova este chamado para a agropecuária e reafirma o título de berço do gado holandês”, disse Neiva.

O gado holandês representa 76% produção de leite nacional, mas o setor de laticínio exige muita dedicação. “Minas se destaca na produção nacional e com certeza enfrenta desafios, mas o leite é fonte de energia e um alimento básico da pirâmide alimentar, além dos empregos e renda que sua produção pode gerar. Por isso, se pensarmos nos benefícios, os desafios tornam-se insignificantes”, concluiu o representante da Secretaria de Agricultura de Minas Gerais.

Leonardo Moreira Costa de Souza, Presidente da Associação Mineira de Criadores de Gado Holandês e Vice-presidente da Associação Nacional de Gado Holandês, destacou que “além do gado, que é sempre fantástico, a equipe de organização do evento e a estrutura disponível chamam a atenção. Para nós, é muito importante ser recebido em um local desse nível.” Segundo ele, a Exphomig é uma das três mais importantes Exposições do Brasil.

Barbacena começa a retomar o seu papel no cenário regional e ser vista com outros olhos. Este ano, nosso Parque recebeu grandes festas, como a ExpoAgro e a Copa de Hipismo, até o fim desta semana, sediamos a maior exposição mineira da raça holandesa e, em outubro, acontecerá a Festa das Rosas. Estes são indícios de que a cidade já respira outros ares.


Busca de Notícias