Semana do Trânsito alerta para a necessidade de educação e a prevenção de acidentes


Até o dia 25, Barbacena celebra a Semana Nacional do Trânsito. Com o tema: “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolha”, este ano o evento contou com Blitz Educativa, Atividades na Praça e ainda terá palestras em escolas da rede pública.

Neste fim de semana, equipes do SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual e Unimed estiveram na Praça dos Andradas, para desenvolver atividades de conscientização com motoristas e pedestres. O evento, organizado pela Subsecretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana (SUTRAM), reuniu populares que, a cada stand, puderam conhecer os materiais utilizados por cada instituição, além de receber instruções sobre qual a conduta correta a ser seguida em casos de acidentes.

Para Cida Flores, Coordenadora de Educação no Trânsito da SUTRAM, a conscientização de todos é importante, mas a educação para o trânsito deve começar com as crianças. “Queremos melhorar as condições de segurança no trânsito através da educação e conscientização da população, mas o foco são as crianças, pois são elas que vão transmitir e influenciar pais e familiares”, afirmou a Coordenadora.

A SUTRAM anunciou que, a partir de agora, a educação para o trânsito está entre suas prioridades. Já está no planejamento do setor a criação de uma comissão permanente para educação no trânsito e a elaboração de atividades periódicas. “Nosso objetivo é a educação continuada. Queremos trabalhar essas questões o ano inteiro, até que as pessoas entendam que a mudança começa por elas”, completou Flores.

A cada ano, mais de 42 mil pessoas no Brasil perdem a vida no trânsito. O médico intensivista do SAMU, Geraldo Magela, destacou a importância das pessoas conhecerem os procedimentos adotados pela instituição. “Nosso propósito é salvar vidas. Trabalhamos em parceria com a Polícia e com o Corpo de Bombeiros, então é muito válido reunir todos aqui, para que a população entenda nossas ações”, ressaltou o médico.

O morador do bairro Santa Tereza, Raimundo Alves, participou do evento e afirmou que “falta educação e conscientização no trânsito em todos os lugares, por isso é importante desenvolver atividades nesse sentido”.

Outras ações da campanha são as palestras nas escolas municipais, que acontecem nesta segunda-feira (23) e terça- feira (24). A equipe do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) vai apresentar aos alunos a Transitolândia Itinerante e desenvolver atividades educativas infantis.


Busca de Notícias