Em Barbacena, Itaú Cultural divulga novidades sobre programa ‘Rumos’


O Programa Rumos Itaú Cultural completa 16 anos com um novo formato. Se antes o programa definia apoios para determinadas áreas, agora o proponente declara sua forma de participação e pode apresentar projetos multidisciplinares ou específicos. O assunto foi tema do encontro que aconteceu na noite de ontem, 24 de setembro, na sede do Ponto de Partida, em Barbacena. Artistas, intelectuais, instituições e pessoas ligadas à arte e cultura participaram da reunião, que contou com a presença do gerente do Núcleo de Música do Itaú Cultural.

Uma noite de perguntas, dúvidas e muitas respostas. Edson Natale apresentou a nova proposta do ‘Rumos’ e as alterações que tornaram o processo de seleção mais aberto e ampliaram o espaço para propostas de caráter multidisciplinar. Segundo ele, já foram recebidos cerca de 3.500 projetos das mais diversas áreas. As inscrições se estenderão até 14 de novembro e o Programa conta com recursos da ordem de R$ 11 milhões.

Sobre os desafios enfrentados, Edson foi bem claro a dizer que o mais desafiante é o novo modelo apresentado àqueles que irão inscrever projetos. “Os proponentes são quem serão desafiados. Não estabelecemos o limite, a área, como elaborar o projeto. O que queremos é que eles sintam-se livres para colocar os sonhos no papel e ampliar o processo criativo”, detalhou Natale, que também anunciou outra novidade: “agora teremos uma única comissão interdisciplinar para analisar as propostas, será tudo junto. Isso enriquece a criação”, detalhou.

O representante do Itaú Cultural destacou ainda que “a proposta principal é uma ampla expansão do modelo convencional. Queremos arte, teatro, dança, música, cinema, fotografia e moda. Na verdade, estamos dispostos a receber as idéias que estão nas gavetas dos artistas, pessoas jurídicas, estudantes e intelectuais. A novidade é bem vinda, mas não exclui os projetos tradicionais. Não estamos atrás da novidade, pela novidade. Queremos um processo criativo consistente, independente disso”, finalizou Edson Natale.

Suely Machado, diretora artística do grupo Primeiro Ato, se disse muito satisfeita com a nova proposta do Itaú Cultural. “O ‘Rumos’ apoia artistas há 16 anos. Mas o que me alegrou hoje, foi saber que agora o foco será a qualidade do projeto, da arte em si, não importa quem está propondo, mas como está propondo. É fundamental que uma instituição financeira pense na arte como uma possibilidade de melhorar a qualidade de vida do cidadão. A gente sabe que o ser humano não vive só de trabalho, vivemos da absorção daquilo que nos dá prazer. É isso que nos possibilita viver melhor”, pontuou Suely.

Barbacena sediou o encontro, que reuniu pessoas de São João Del-Rei, Belo Horizonte, Tiradentes e outras cidades da região. Para o Diretor de Cultura da AGIR, Fred Furtado, falou da importância de nossa cidade receber o encontro para a apresentação do ‘Rumos’. “O evento indica Barbacena como um pólo cultural. Hoje tivemos a oportunidade de receber pessoas e instituições de diferentes municípios, e isso é gratificante para nós. Além disso, é bom destacar o novo formato desse Programa de incentivo cultural, o ‘Rumos’. A iniciativa, em si, já era excelente, mas a modificação proposta pelo Itaú Cultural é inovadora. Antes, os editais compactavam e direcionavam as idéias dos artistas. Agora, o ‘Rumos’ vem para abrir divisas ao proponente”, afirmou Fred.

Os projetos contemplados poderão receber apoios de até R$ 400 mil. Podem concorrer pessoas físicas com idade mínima de 16 anos e pessoas jurídicas com sede no Brasil. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site: http://rumositaucultural.org.br/cadastro .

As modalidades previstas são: Circulação de repertório; Criação e/ou produção de obra; Desenvolvimento de plataformas e softwares; Documentação; Finalização de projetos; Formação; Pesquisa; Publicação; Crítica; Residência; Oficina, seminário, encontro e similares; além de outras possibilidades. Os resultados serão divulgados em 27 de maio. Até o encerramento das inscrições, representantes do Itaú Cultural estarão percorrendo o Brasil para divulgar o programa.

Programa Rumos Itaú Cultural

Inscrições: até 14 de novembro

Cadastro: http://rumositaucultural.org.br/cadastro

Outras informações: http://rumositaucultural.org.br/como-funciona


Busca de Notícias