Conferência Escolar Infantojuvenil para o Meio Ambiente movimenta a rede municipal de ensino


Nos dias 9 e 10 de outubro acontece, em Belo Horizonte, a etapa regional da Conferência Escolar Infantojuvenil para o Meio Ambiente. Duas escolas da rede municipal de ensino de Barbacena enviarão representantes ao evento.

A Conferência Infantojuvenil para o Meio Ambiente (CNIJMA) é um processo dinâmico de diálogos e encontros voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades, a partir da educação crítica participativa, democrática e transformadora. Agosto foi o mês final para a mobilização e realização da IV Conferência Infantojuvenil para o Meio Ambiente. Sendo assim, a Escola Municipal Coronel Camilo Gomes Araújo e a Escola Municipal São Sebastião, organizaram suas conferências visando eleger uma ação como prioridade para tornar sua escola uma Escola Sustentável.

A Escola Municipal Cel. Camilo Gomes Araújo com o projeto “O Lixo em ação para um mundo em transformação”, desenvolveu, junto aos seus alunos, um trabalho voltado para a elaboração de um projeto ambiental, cujo objetivo geral foi o de promover ações voltadas para a coleta e/ou tratamento consciente do lixo produzido pela escola e pela comunidade como um todo. Para cada ano escolar, do 6º ao 9º ano,  uma dupla de professores ficou responsável por discutir, com os alunos, ações que poderiam ser viabilizadas para o alcance do objetivo proposto a partir da implementação do Projeto. Na escola, foi realizada a apresentação por dois alunos  representantes de cada turma, escolhidos pelos colegas. As ideias foram votadas como viáveis ou não pelos demais participantes da Conferência, sendo registradas para que o Projeto final fosse, posteriormente, finalizado, aproveitando-se as idéias de todos. 

Já a Escola Municipal São Sebastião, empenhada em preparar alunos melhores para nosso  planeta, ensinando-os a  serem indivíduos altamente  sustentáveis e que possam passar estes conhecimentos para as próximas gerações, desenvolveu o projeto “Semeando Valores e Atitudes”, onde, em uma comunidade sustentável as pessoas cuidam das relações que estabelecem uns com os outros, com a natureza  e com os lugares onde vivem. Essa comunidade  aprende, pensa e age para construir o seu presente e o futuro com criatividade, liberdade e respeito às diferenças. Este projeto visa realizar ações voltadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida, promovendo o intercâmbio entre a escola e a comunidade, e contribuir assim para um dia-a-dia mais saudável.

Foram eleitas, na Escola Municipal Camilo Gomes Araújo, Léa Júlia de Paula Silva, como delegada, e a professora Conceição Gesteria, como responsável; Na Escola Municipal São Sebastião, a aluna Fernanda Cristina de Campos, como delegada, e a professora Elaine Aparecia Rodrigues Oliveira, como responsável.


Busca de Notícias