Empresários e empreendedores de Barbacena participam do Seminário de Crédito


Com o intuito de divulgar para os empresários de Barbacena as linhas de crédito e programas de financiamento oferecidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e Caixa Econômica Federal, a FIEMG Regional Zona da Mata, em parceria com a Diretoria de Fomento Econômico da AGIR e Associação Comercial de Barbacena (ACIB), realizaram o Seminário de Crédito. O evento, aberto a proprietários de micro, pequenas, médias e grandes empresas, estudantes e empreendedores aconteceu no auditório da ACIB, na noite da última segunda-feira. Além de conhecer as principais linhas de crédito disponíveis no mercado, os participantes puderam esclarecer dúvidas sobre as opções mais adequadas para cada modalidade de investimento.

Uma iniciativa da FIEMG, o Seminário Regional de Crédito tem como objetivo informar aos empresários as melhores linhas de financiamento e criar um canal de relacionamento do empresário com as instituições financeiras. Élcio de Assis Fonseca, Assessor Técnico da FIEMG, representou o Presidente Francisco Campolina, e destacou que a ideia do evento é aproximar as empresas dos bancos. “Fizemos um primeiro contato. Queremos estreitar os laços e viabilizar o acesso ao crédito. O importante para a FIEMG é levar o desenvolvimento não importa aonde ou a quem, indústria, comércio ou serviço. A pretensão é promover o desenvolvimento regional”, destacou Élcio. Matheus Sávio Sant’Ana, da Assessoria ao Crédito e Inovação, foi quem ministrou a palestra da noite que, segundo ele “cumpriu o papel desmistificar o acesso aos bancos e  aproximar o sistema das empresas”.

O Presidente da ACIB, Flávio Franco, destacou a colaboração do evento para o incentivo do crescimento econômico do município. “A empresa pode preparar a mão de obra, qualificar o colaborador e ter um bom planejamento estratégico, mas precisa de recursos financeiros. E é isso que a FIEMG veio nos oferecer: juros acessíveis, que fomentam o desenvolvimento da região”, pontuou Flávio.

Além da palestra, o Seminário de Crédito ofereceu a possibilidade de agendamento de consultorias gratuitas junto às instituições. Hoje, dia 1º de outubro, os empresários tiveram acesso a um atendimento personalizado. De acordo com os assessores da FIEMG, cada empresa tem uma necessidade diferenciada, por isso, a linha de crédito depende do porte, do setor e do tipo de investimento.

A ação vem de encontro às necessidades dos empresários locais e demonstra a agilidade e comprometimento do poder público com o desenvolvimento econômico da nossa cidade. Filipe Alvim, Diretor de Fomento Econômico da AGIR, afirmou que é este o papel da Agência de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região. “Este Seminário está em consonância com o Plano Diretor de Desenvolvimento da nossa cidade e foca na prática, na busca e no acesso. O que queremos é trazer à cidade ferramentas e práticas gerenciais que facilitem a ampliação e crescimento das empresas”, concluiu Felipe.

Cerca de 100 pessoas, entre empresários, comerciantes, estudantes e empreendedores participaram do evento. Para Aristeu Stefani de Oliveira, empresário do ramo de alimentação, conhecer as linhas de crédito e ter acesso aos recursos de forma facilitada auxilia no desenvolvimento dos negócios. Alessandro Alencar da Cunha, da MB Temper Vidros LTDA, assinou, recentemente, um protocolo de intenções com a Prefeitura, que irá repassar uma área de 20 mil m², para a construção de um complexo industrial de produção de vidros. O empresário esteve no Seminário e afirmou que o acesso ao crédito facilitará a execução do projeto, uma vez que para alavancar a empresa é preciso investir em edificações e aquisição de maquinários.


Busca de Notícias