Barbacena será representada na 3ª Conferência Nacional de Cultura


A Assembleia Legislativa de Minas Gerais sediou a 3ª Conferência Estadual de Cultura, uma realização do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura. Os delegados do Poder Público e da Sociedade Civil, eleitos durante a Conferência Intermunicipal de Cultura, representaram Barbacena no evento, que reuniu mais de 500 participantes.

O Diretor de Cultura da Agência de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região (AGIR), Fred Furtado, participou da Conferência e foi eleito Delegado do Poder Público, para representar a Região Central de Minas Gerais na 3ª Conferência Nacional de Cultura em Brasília. O encontro foi um espaço de consulta, participação e controle social da política cultural do Estado. Este ano, a Conferência Estadual teve um caráter devolutivo, em que foram apresentadas as ações, programas, projetos e políticas realizadas pelo Governo, a partir de propostas da sociedade civil, apresentadas em conferências anteriores.

Estavam entre os objetivos da Conferência Estadual de Cultura: estimular a adesão ao Sistema Nacional de Cultura; diagnosticar a situação do Sistema Estadual de Cultura; estimular a implantação/consolidação do Sistema Estadual de Cultura; elaborar um Plano de Ações Estratégicas para a Cultura no estado; estimular a elaboração de políticas culturais a partir das dimensões: simbólica, cidadã e econômica da cultura; estimular o planejamento de políticas, projetos e ações estaduais para a cultura com a participação e o controle da sociedade civil; e eleger delegados para Conferência Nacional de Cultura.

A delegação mineira, que será enviada para a III Conferência Nacional de Cultura, em Brasília, no período de 26 a 29 de Novembro, é composta de 37 delegados, sendo 25 da sociedade civil e 12 do poder público. O documento final com as propostas do Estado, consolidado a partir da síntese das sete mil propostas encaminhadas pelo interior e das discussões dos grupos de trabalho da 3ª Conferência, destacam a ampliação para os mecanismos de fomento, atenção à cultura popular e a diversidade cultural e reavaliação dos marcos legais.


Busca de Notícias