Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde


Imagine uma pessoa da própria comunidade, mas que está preparada para orientar as famílias para que cuidem de sua saúde. O Agente Comunitário de Saúde é esse profissional e hoje, 4 de outubro, comemora-se o “Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde”. Em Barbacena, a Secretaria de Saúde atua com 180 Agentes Comunitários de Saúde/Estratégia Saúde da Família e 32 Agentes Comunitários de Endemias e nada mais justo que homenageá-los por serem o entre o indivíduo e o serviço de saúde do município.

O Agente Comunitário de Saúde é articulador entre a comunidade e a Equipe de Saúde, e leva, por meio das visitas, atenção, promoção, prevenção e cuidados a saúde para dentro dos domicílios. De acordo com a Lei Federal nº 11.350/2006, o Agente Comunitário de Saúde tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS e sob supervisão do gestor municipal, distrital, estadual ou federal.

Baseada nisso, a Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde Pública, parabeniza a todos os Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, que atuam constantemente na luta incansável para propiciar melhores condições de saúde à população barbacenense.


Busca de Notícias