Comitê Olímpico Municipal tem primeira reunião


Na tarde da última quarta-feira, 9 de outubro, os membros do Comitê Olímpico Municipal (COM) se reuniram pela primeira vez, para discutirem as medidas a serem adotadas para que Barbacena seja uma das sedes dos Pré-Jogos Olímpicos de 2016. Nossa cidade está entre as 13 cidades de Minas aptas a receberem equipes internacionais para treinamento.

O Comitê Olímpico Municipal foi criado pela Lei Delegada nº 35 e é formado por um grupo de voluntários com pessoas da sociedade, do governo local e da aeronáutica, para dar suporte à estruturação da cidade para atrair equipes internacionais. O Coronel Newton Centurião, Gerente do Comitê Olímpico Municipal, informou que Barbacena participou do processo de seleção de cidades em todo o país, e depois de várias visitas técnicas o Comitê Pré -Olímpico Brasileiro aprovou as instalações da Epcar para abrigar os treinamentos de esgrima e judô. “Desde 2010 estamos nos preparando para isso. Nossa cidade foi selecionada para sediar os Pré-jogos Olímpicos e isso é, sem dúvidas, um ganho para o município e uma grande satisfação para nós, que participamos do comitê”, afirmou o Coronel, que é Mestre Internacional de Esgrima pela Federação Internacional da modalidade.

O Comitê é um setor temporário que vai trabalhar para trazer grandes equipes à Barbacena. “O objetivo é receber equipes que queiram treinar na cidade e isso já pode acontecer no ano que vem, um ano antes início dos Jogos Olímpicos”, completou o Gerente do COM.

Para o Vice-prefeito e Presidente do COM, Mário Raimundo, “a possibilidade de nossa cidade abrigar equipes olímpicas de esgrima e judô é algo importante, porque coloca Barbacena na rota internacional dos grandes eventos”. Além disso, o Vice-prefeito afirmou que o “Comitê fará o possível para apoiar o município e fomentar a criação de Políticas Públicas de Desporto na região”.

No início deste ano foi editada pelo Executivo Municipal a Lei Delegada nº35 criando o Comitê Olímpico Municipal – COM, com o objetivo de apoiar e otimizar a participação do município, inicialmente nas modalidade de esgrima e judô. A composição do Comitê, formalizada pela Portaria Municipal 15.691, estabelece:

Membros titulares: Mário Raimundo de Melo – Presidente, Flávio Dani Franco – Vice-Presidente, Alaôr Leite, Felipe Alvim Quinet Andrade, Carlos Roberto Santos Oliveira, Eduardo Lima Sad, Flávio Pastorini Borges de Medeiros, 1º Ten. Epcar Ana Caroline Balthazar Fonseca de Lima e 1º Tem. Epcar Juliana Milagres Batista.

Membros suplentes: Irene Kilson, José Augusto Penna Naves e José Francisco Vidigal Silveira.


Busca de Notícias