Começa a 44ª Festa das Rosas e Flores


Barbacena já está no clima da Festa das Rosas 2013. Na tarde desta quinta-feira, 10 de outubro, autoridades, produtores, sociedade civil e membros da administração municipal participaram da abertura, que aconteceu no Parque de Exposição Senador Bias Fortes. O evento, realizado pela Prefeitura Municipal, através da Agência de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região (AGIR), em parceria com a Associação Barbacenenses dos Produtores de Rosas e Flores (Abarflores), promete movimentar a cidade, os negócios e resgatar tradições.

Na abertura, o Prefeito Toninho Andrada destacou a importância de realizar a Festa e recolocar Barbacena no cenário estadual. “Este evento representa o resgate do nome da nossa cidade. Hoje se inicia o resgate do reconhecimento do trabalho e do potencial dos produtores e dessa festa para Barbacena”, afirmou o Prefeito.

Segundo a organização do evento, a expectativa é de que cerca de 50 mil pessoas circulem pelo Parque de Exposição, que este ano está com segurança reforçada. O 9º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais vai monitorar e fiscalizar o local através de câmeras instaladas em pontos estratégicos. “Nosso objetivo é complementar a atuação policial e trazer mais tranquilidade às pessoas que circularem no Parque”, explicou o Comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar, Jesus Milagres.

E, este ano, a Festa das Rosas não será só entretenimento, mas um evento que foca em negócios e vai movimentar a economia da cidade. “Sabemos que eventos desse porte agitam os setores de hotelaria, restaurantes e comércio em geral. Mas a proposta é alavancar o setor de flores. A produção local tem potencial para isso”, disse Felipe Alvim, Diretor de Fomento Econômico da AGIR.

As parcerias foram fundamentais para a realização da festa e a expectativa, segundo Felipe Alvim, é de que os negócios de flores possam gerar algo entre R$5 e R$6 milhões. “A parceria com a Abarflores aconteceu para eliminar a cadeia do atravessador, favorecendo cada vez mais a geração de negócios para a cidade. A Festa vem para validar as ações da Prefeitura em busca de uma cidade economicamente forte, atraindo investimentos e fazendo com que as nossas variedades de flores sejam levadas pra fora”, finalizou o Diretor.

A Presidente da Abarflores, Sheila Brandão Loschi, agradeceu o apoio da Prefeitura e também falou sobre o resgate do evento. 'Para nós, é muito importante esta Festa, porque é o espaço que os produtores têm para divulgar os trabalhos de um ano inteiro. É aqui que temos a oportunidade de comercializar e exibir ao público a qualidade das nossas produções. Flores e Rosas encantam, emocionam e celebram o amor', pontuou Sheila.

A vereadora Grácia Araújo representou a bancada da Câmara na solenidade. Segundo ela, o legislativo também se empenhou para o retorno da Festa, que é a mais tradicional de Barbacena. “A realização do evento é uma concentração de esforços e tenho certeza que a equipe de organização não colocou obstáculos para que a Festa resgate nossa identidade e reforce, nos cenários estadual e nacional, a importância de Barbacena”, defendeu a vereadora.

Com uma programação diversificada, este ano o evento promete integrar pessoas e recuperar as tradições. Shows, desfiles de carros ornamentados, eleição da Rainha, Princesa e Brotinho, stands e apresentações artísticas prometem envolver o público.

Feira de Negócios

Nesta edição, além de entretenimento a Festa abrirá oportunidades para negócios. A Prefeitura de Barbacena vai organizar uma estrutura para operacionalizar a comercialização de rosas e flores da Abarflores. E, no sábado e domingo, comerciantes e compradores poderão visitar propriedades rurais produtoras de rosas da cidade.

O SEBRAE também participará do evento. Estão programadas diversas ações voltadas para a promoção de negócios e capacitação durante a Festa. A carreta de informática do Senac também vai estacionar no Parque e oferecer ao público minicursos em diversas áreas.

Shows

Todos os dias de evento serão embalados por shows regionais gratuitos. A ideia é fazer uma festa diferente, valorizar o artista local e oferecer programação variada a todos os públicos.

Além dos cantores da região, a 44ª Festa das Rosas terá atrações de peso. Na noite da sexta-feira, dia 11, o público vai curtir o show do grupo Oba Oba Samba House. No sábado, quem agita a noite é a banda Capital Inicial.

Crianças também poderão curtir a Festa

Em comemoração ao Dia das Crianças, o show infantil Trupicada vai animar a tarde de sábado. A partir das 16 horas, a garotada poderá curtir a festa, pular, cantar e se divertir. O Parque de Diversões também estará montado em todos os dias de evento.

Programação

Dia 11 – Sexta-feira

10h – Julgamento dos Stands

16h – Desfile Rainha da Melhor Idade 2013

19h – Show Tayná Vasconcelos (tenda)

21h – Show Fernanda Sant'anna e Banda (tenda)

23h – Show Oba Oba Samba House

Dia 12 – Sábado

8h – Abertura do pavilhão de stands para visitação

10h – Julgamento dos Carros Ornamentados

14h – Show Infantil - Trupicada

14h – Demonstração Arranjos Florais – Tenda do SEBRAE

16h – Desfile do Broto e Brotinho das Rosas 2013

18h – Show Claudia Valle e Cia Elas por Elas - 'Samba em Boa Companhia'

19h30 – Resultado dos Concursos de Stands e Carros Ornamentados

21h – Show Ranier

23h – Show Capital Inicial

 

Dia 13 – Domingo

Jornada Musical

8h – Abertura dos stands para visitação

9h – Demonstração Arranjos Florais – Tenda do SEBRAE

10h – Tuim e Malandragem do Samba Show (tenda)

13h – Show Orquestra e Coral do SESC

14h – Coroação da Rainha das Rosas, Broto e Brotinho das Rosas com desfile das princesas

17h – Apresentação Banda Gospel Jubacave

21h – Show Joanna


Busca de Notícias