Eleita a Rainha das Rosas 2013


Nesta quinta-feira, 10 de outubro, o Parque de Exposição Senador Bias Fortes deu lugar ao requinte e ao glamour. O Baile de Gala, que elegeu a Rainha das Rosas 2013, aconteceu em uma tenda, montada na arena do Parque, onde autoridades, convidados e familiares puderam apreciar a simpatia e desenvoltura de todas as princesas. Mas foi Maria Clara Amaral quem conquistou o título e recebeu, das mãos do Prefeito Toninho Andrada e da Patronese, Maria Bernadete de Assis Melo, a faixa e a coroa de Rainha das Rosas 2013.

Foram 18 candidatas, avaliadas nos quesitos: beleza, elegância, traje, simpatia e desenvoltura. Os jurados, personalidades mineiras conhecidas, tiveram o árduo trabalho da escolha. A eleição da Rainha das Rosas é parte integrante da Festa e acontece em todas as edições, desde 1968.

O Prefeito Toninho Andrada, que estava acompanhado pela primeira dama, Paula Andrada, destacou a importância do evento para a cidade. “O município fez um esforço muito grande para realizar a Festa, que para nós representa o resgate da identidade de Barbacena. Foram as rosas e flores que nos concederam o título de ‘Cidade das Rosas’ e, nada mais justo do que promover um evento que revele a exuberância e qualidade das rosas e produções do município”, afirmou o Prefeito.

A novidade deste ano foi a tenda, onde aconteceu o Baile de Gala. Em anos anteriores, a eleição da Rainha das Rosas era realizada em Clubes da cidade, dias antes do evento. Segundo o Prefeito, a mudança é consequência da dinâmica dos tempos atuais. “A intenção é aproximar as pessoas da festa, resgatar a participação também o respeito pelos produtores. Por isso, optamos por trazer o baile para o Parque, para que ele aconteça concomitantemente à exposição”, concluiu o Toninho Andrada.

Este ano, a Patronese escolhida para apadrinhar as princesas foi a também produtora de rosas, Maria Bernadete de Assis Melo, esposa do Vice-prefeito, Mário Raimundo de Melo. “Para mim, é motivo de muita emoção estar aqui e acolher essas belas garotas, porque, além de ser madrinha, atuo diariamente na produção de rosas. Dessa forma, represento e homenageio os meus amigos, que enfeitam esta tradicional Festa”, pontuou Bernadete.

Durante todo o desfile, os jurados permaneceram em frente à passarela, concentrados na missão de avaliar o desempenho das princesas com pontuação entre 5 e 10. César Romero, jornalista reconhecido nacionalmente e colunista do Jornal Tribuna de Minas, Juiz de Fora, falou da difícil missão. “Julgar é uma tarefa muito difícil, principalmente pela beleza, simpatia e carisma das candidatas. A minha avaliação foi isso, um mix destes quesitos sem esquecer, é claro, o traje e desenvoltura de cada uma”, destacou César, que se disse satisfeito com o convite e parabenizou a organização pela ousadia em levar o baile para onde tudo acontece.

Paulo Bastos, Míster Belo Horizonte 2013, também foi convidado a compor a mesa de jurados. Ele, que esta no ramo há 15 anos, afirmou que as candidatas estavam muito bem preparadas. “Pela minha experiência, o meu olhar é mais técnico. No caso das princesas, avaliei a simpatia e o andado na passarela. A minha preferida foi a que mostrou mais tranquilidade”, disse o modelo.

A Rainha das Rosas é a embaixatriz do turismo e da beleza das rosas de nossa cidade. Após a coroação, é ela quem representa Barbacena em eventos no estado e no país. Maria Clara Amaral, que tem 17 anos, se disse preparada para isso. “Participo de trabalhos sociais com o Rotary e gosto muito desse contato com as pessoas. Fiquei muito feliz em ser a escolhida, mesmo porque todas as participantes mereciam o título. Fico lisonjeada em poder representar a minha cidade e quero fazê-lo da melhor maneira possível”, afirmou a Rainha das Rosas 2013.

Segundo informações da organização do evento, o local onde aconteceu o baile será transformado em um espaço integrado com atrações culturais e shows regionais. A entrada neste espaço é gratuita, assim como todas as atividades do Parque, excluindo-se os shows das noites dos dias 11 e 12.


Busca de Notícias