II Conferência de Políticas Públicas sobre Drogas de Barbacena


A cidade de Barbacena recebeu na última semana a II Conferência Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas. O evento, que aconteceu no auditório da Faculdade de Medicina, cumpriu o objetivo de incrementar as diretrizes do Sistema Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, além de discutir e elaborar propostas a serem levadas à Conferência Estadual, que será realizada na cidade de Belo Horizonte nos dias 06, 07 e 08 de novembro.

A palestra ‘Políticas sobre Drogas: Cenários, Avanços e Desafios’ foi ministrada pelo médico psiquiatra, Dr. Sebastião Vidigal, e pela Promotora de Justiça da 1ª Comarca de Barbacena, Dra. Giovanna Araujo Cruz. Participaram do evento cerca de 80 pessoas, entre autoridades, profissionais de diferentes áreas do conhecimento, alunos de escolas da Rede Pública de Ensino e membros da sociedade civil organizada.

Rita Candian, Secretária do Sistema de Integração Governamental para a Promoção Humana (SIGA), destacou que a prevenção ao uso de drogas é muito importante e é preciso planejar ações adequadas. “Faz-se necessário que, a partir da Conferência, seja pensada uma rede de atividades, para que ninguém trabalhe de forma isolada. O objetivo é unir forças”, pontuou Rita. Dentre as propostas do evento, estão as que preveem a criação efetiva de uma rede de atendimento preventivo-educacional para valorização da vida e prevenção ao uso de drogas.

Durante o evento, três ex-dependentes químicos, que se recuperaram através dos trabalhos do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Barbacena, deram seus testemunhos e afirmaram a importância da prevenção, tratamento e reinserção social.

A aluna Suzana Fernandes, da Escola Sebastião Francisco do Vale, participou da Conferência e defendeu a ideia de que a inserção da família no ambiente escolar pode auxiliar no combate ao uso de drogas. “Acredito que a solução é educação. Envolver pais e responsáveis pelos alunos nas atividades da escola pode ajudar o jovem a fazer escolhas diferentes', afirmou a estudante.

Ao final da Conferência, foram eleitos os delegados para a Etapa Estadual.


Busca de Notícias