Gabinete Militar celebra cinquentenário


Em Belo Horizonte ocorreu a celebração dos 50 anos de criação do Gabinete Militar do Governo Estadual, órgão que faz a ligação principal do governador do Estado com as autoridades militares, tendo por objetivo operacional o planejamento, a coordenação e execução de atividades da defesa civil estadual e de segurança, além de prestar ao governador e ao vice-governador o assessoramento direto em assuntos policiais militares.

O evento realizado no Palácio das Artes foi presidido pelo Governador Antônio Anastasia que destacou a importância do trabalho realizado pelo órgão: “ao longo dessas cinco décadas o Gabinete Militar tem prestado um grande serviço a Minas Gerais, aos municípios mineiros, especialmente através da Defesa Civil, sendo a de Minas Gerais hoje uma referência nacional, e isso foi dito pelo Ministério da Integração Nacional, onde está a Defesa Civil Nacional”.

O governador ainda ressaltou em seu pronunciamento: “É um trabalho bem feito, com muito planejamento, com muito esmero e, tenho certeza, esse trabalho tem representado, inclusive, estímulo aos municípios na organização de suas defesas civis, na medida em que essa atividade deve se organizar nos três níveis de governo. É, especialmente, uma atividade de prevenção, para evitar as calamidades e as catástrofes”.

O chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador estadual de Defesa Civil, Cel. Luis Carlos Dias Martins, afirmou ser comemoração um momento especial e histórico, e ressaltou a contribuição e o apoio do órgão nas atividades da administração pública estadual. “O Gabinete Militar tem um fator fundamental, porque trabalha além da segurança pessoal do Governador, ele coordena as ações de Defesa Civil no Estado. Participamos ativamente de toda a vida política de nossos governantes e temos sido um parceiro fundamental para que nossos governantes possam exercer suas atividades com segurança.”

Durante o evento foram homenageados os ex-governadores de Minas Gerais e os ex- Chefe de Gabinete Militar, que receberam das mãos do governador Anastasia uma réplica do Palácio Tiradentes. A solenidade foi encerrada com um show da dupla sertaneja Don e Juan, que se apresentou com o acompanhamento da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar, ocasião em que gravaram um CD ao vivo, marcando a data festiva do Gabinete Militar do Governador. De Barbacena, dentre os presentes, o Secretário de Governo José Augusto Penna Naves, que representou o prefeito Toninho Andrada; o presidente da Câmara, Amarílio Andrade; deputado estadual Lafayette Andrada; e o Comandante do 9º BPM, Ten. Cel. Jesus Milagres. 

Crédito das fotos: Wellington Pedro/Imprensa MG


Busca de Notícias