Prefeito receberá Medalha do Mérito da Defesa Civil


Dentro das comemorações dos 50 anos do Gabinete Militar do Governador, no dia 22 de outubro, o prefeito Toninho Andrada receberá no Palácio Tiradentes, a “Medalha de Mérito da Defesa Civil”, quando falará em nome dos agraciados do ano de 2013. A Comenda foi instituída pelo governo estadual para homenagear os prestadores de relevantes serviços à comunidade mineira em assuntos de Defesa Civil.

O chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel Luis Carlos Dias Martins, afirmou que “esta homenagem da Defesa Civil expressa o reconhecimento público pelo valoroso trabalho realizado por seus membros, norteado pela coragem e perseverança, características necessárias para se atingir o ideal de um órgão atuante, eficiente, respeitado e voltado para a segurança da população.”

Histórico do Gabinete Militar

O Gabinete foi criado pela Lei nº 2.877, de 04 de outubro de 1963, no Governo Magalhães Pinto. A lei transformou o antigo cargo de Assistente Militar em um órgão de estrutura maior, com as atribuições de prestar assistência policial-militar e ajudância-de-ordens ao Chefe do Executivo Estadual. Em 1971, o governador Israel Pinheiro reestruturou o Gabinete Militar, atribuindo-lhe novos encargos. Naquela época, o GMG recebeu, entre outras atribuições, aquela de proporcionar segurança ao governador do Estado e aos palácios governamentais.

No ano de 1977, tornou-se necessário vincular a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) a um órgão da administração direta do Estado. Criada em 1972, a Cedec possuía uma estrutura que não atendia às necessidades da Defesa Civil. De acordo com o decreto de criação, a Cedec era um órgão colegiado, integrado por representantes de diversos setores da administração estadual, mas sem vinculação direta a nenhum órgão, faltando-lhe bases estrutural e administrativa sólidas. A fim de corrigir essa falha e dar à Coordenadoria condições de cumprir as suas finalidades, foi sancionada pelo governador Aureliano Chaves a Lei nº 7157, de dezembro de 1977, que vinculou a Cedec ao Gabinete Militar do Governador

Atribuições

O Gabinete Militar do Governador é a ligação principal do governador do Estado com as autoridades militares. Tem por objetivo operacional o planejamento, a coordenação e execução de atividades de defesa civil e de segurança, além de prestar ao governador e ao vice-governador o assessoramento direto em assuntos policiais militares.

O Gabinete conta com cerca de 300 profissionais civis e militares treinados e preparados, divididos na assessoria militar de cerimônia, assessoria de modernização em gestão de projetos, jurídica, setorial, administrativa e de comunicação social. Conta ainda com diretoria de logística e patrimônio, recursos humanos, transporte aéreo e terrestre, licitações e contratações, planejamento, orçamento e finanças, prestação de contas e arquivo, inteligência, segurança e prevenção a risco. Na Cedec, existem superintendências técnicas e administrativas, responsáveis pela execução das ações de defesa civil. Desse contingente, cerca de 60 atuam só na Defesa Civil.


Busca de Notícias