Festa das Rosas e Flores de Barbacena 2013


A 44ª edição da Festa das Rosas e Flores superou as expectativas. Considerado um dos eventos mais tradicionais do calendário turístico de Barbacena e do interior mineiro, a Festa reuniu diferentes públicos numa mistura de entretenimento, negócios e cultura. Conhecida internacionalmente como ‘Cidade das Rosas’, o município tem a maior produção de Minas e atende a São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, além de exportar para outros países. Este ano, o objetivo foi o resgate do turismo e do respeito pelos produtores de rosas e flores da região.

O Parque de Exposições estava lotado. Foram quatro dias de evento com visitantes locais, turistas e comerciantes, que voltaram com força total para prestigiar a Festa e fazer negócios. Muito movimento nos shows, barracas e no iglu, que foi montado dentro do Parque para apresentação de shows regionais e realização do desfile da Rainha das Rosas.  Movimento também nos stands, nos pavilhões de artesanato, enfim, a Festa foi uma retomada da identidade de Barbacena.

Para a advogada Kerly Cristina de Oliveira, este foi, sem dúvidas, um recomeço. “A tradição se perdeu com o passar dos anos, a Festa das Rosas faz parte do calendário da nossa cidade e não pode deixar de existir. Ano passado não tivemos o evento e digo que este foi um bom começo, mas como qualquer outro, precisa de alguns ajustes”, pontuou Kerly.

Os Shows

Shows de artistas regionais e nacionais embalaram os quatro dias de evento. A ideia foi fazer uma festa diferente, valorizar o artista local e oferecer programação variada a todos os públicos.

Na sexta-feira, Tayná Vasconcelos agitou o Parque e preparou os ânimos para o show do grupo Oba Oba Samba House, que reuniu cerca de 8 mil pessoas no espaço reservado para a atração. Carolina Machado, do bairro Santo Antônio, estava animada “o show foi ótimo! Adorei a escolha da banda”.

Com muito samba e boa música, a Cia Elas por Elas envolveu o público presente na tarde do sábado, 12 de outubro. À noite foi a vez do Capital Inicial, que com muito rock conseguiu reunir mais de 10 mil pessoas no Parque de Exposição Senador Bias Fortes. O Show Ranier antecedeu a apresentação da Banda.

No domingo diferentes estilos musicais invadiram o Parque, shows com Tuim e Malandragem do Samba, Orquestra e Coral do SESC, Banda Gospel Jubacave e Joana. Um exemplo de que a 44ª Festa das Rosas e Flores atendeu a diversos públicos.

Dia das Crianças

O sábado, Dia das Crianças, foi especial. Além do desfile para eleição do Brotinho e Broto das Rosas, pais e crianças aproveitaram a festa para se divertirem. Meninas lindas da nossa cidade participaram do concurso. As mães pareciam mais ansiosas do que as filhas. Isabel Cristina Becho, mãe da brotinho vencedora, estava inquieta. “Foi muito emocionante, estava mais nervosa que a Valentine. Minhas pernas tremeram na hora do resultado”, afirmou a mãe.

Após o desfile, a banda “Trupicada” contagiou as crianças com um show animado e músicas de qualidade. A maior parte do grupo é formada por arte-educadores, que “têm a missão de levar às crianças não só didaticamente ou pedagogicamente uma mensagem, mas também a música na sua essência, de uma forma alegre e inteligente”, relatou o produtor da banda Marcelo Carvalho.

O eletricista Amilton José da Fonseca confirmou o sucesso do evento. “A festa está ótima, com muitas atividades. Aproveitamos muito o Dia das Crianças. Gostei de ver os stands, os shows e meu filho adorou a apresentação de fantoches e o show do Trupicada”, disse Amilton.

Domingo: dia de festa

A ensolarada tarde de domingo, foi marcada pelo desfile das meninas que concorreram ao título de Rainha, Rainha da Melhor Idade, Broto, Brotinho das Rosas. As vencedoras, Maria Clara Amaral, Odeia Resende Correa, Helena Mota e Valentine Becho desfilaram sobre o carro ornamentado que levou o primeiro lugar na disputa e foram coroadas em uma passarela montada na arena do Parque.

Foram onze carros no total e o desfile coloriu a festa no domingo. O carro vencedor foi o do produtor e vice-prefeito da cidade, Mário Raimundo de Melo. A temática, um Buda perfeitamente ornamentado, uma homenagem à imigração Japonesa, que trouxe para o Brasil alta tecnologia para a produção de rosas e flores. “Como produtor, participar diretamente com stand e carro ornamentado é uma alegria muito grande. Quando a gente busca e faz parcerias os resultados são significativos”, destacou Mário que falou também sobre o resgate da festa: “Recuperar a verdadeira Festa das Rosas é emocionante. Este evento, que já atraiu turistas do Brasil inteiro, agora está resgatando tudo isso em grande estilo. O evento é fruto do investimento e esforço da administração municipal e do prefeito Toninho Andrada, que objetivam resgatar tradições”.

Quem passou pelo Parque também pode conferir os stands, 16 no total. O vencedor foi o que abordou a temática do trem ‘Entre montanhas de Minas a elegância dos trilhos’. Ana Paula Alves, responsável pelo stand, utilizou 300 dúzias de rosas para a produção, além de gérberas, tango, lisiantos e boca de leão.“Para mim, vencer significa reconhecimento do trabalho. A Festa das Rosas representa oportunidade de negócios. Aqui, as pessoas veem a qualidade, cores e variedades da nossa produção”, destacou Ana Paula.

Resgate da Festa das Rosas

Resgate. Esta parece ser a melhor palavra para representar o que significou a Festa das Rosas 2013. O balanço feito pela organização do evento foi extremamente positivo e superou todas as expectativas. Felipe Alvim, Diretor de Fomento Econômico da AGIR, declarou que “a Festa foi importante para que fosse possível apresentar a retomada do polo produtor de flores da região. Além disso, foi  impactante na economia local, pois movimentou, só entre os floricultores, cerca de 5 milhões de reais. Saímos com a ideia de dever cumprido”.

“Parece que o público entendeu o resgate da festa”, foi o que disse a Presidente da AGIR, Maria da Glória Bittar de Castro, que também parabenizou todos os envolvidos: “Os produtores, que nos agraciaram com flores de qualidade, a Prefeitura, que investiu no evento, a Secretaria de Agricultura, que trabalhou em consonância com todos os outros órgãos do Governo, a equipe da AGIR, tão bem gerenciada pela sua diretoria, e o Prefeito Toninho Andrada, que entendeu a importância de resgatar essa festa, estão todos de parabéns. A 44ª Festa das Rosas e Flores superou as expectativas, estamos recompensados”.    


Busca de Notícias