Professora da rede pública de ensino de Barbacena terá projeto publicado


O Projeto ‘O olhar de quem ama’, desenvolvido pela professora Eliane de Paula Rocha, com alunos dos 1º e 2º anos da Escola Municipal Crispim Bias Fortes, fará parte do livro ‘Saber Cuidar 3’, obra publicada pelo Instituto Ecofuturo e referência nacional em educação para a sustentabilidade. O trabalho venceu o 3º Prêmio Ecofuturo de Educação para a Sustentabilidade e será publicado com outras nove propostas inovadoras recebidas de diversas partes do país.

Seguindo a temática proposta pelo Instituto: Rio+20: e eu com isso?, o Projeto buscou dar ênfase ao papel das interações sociais, permitindo pensar um ser humano em constante transformação e construção, que confere significados a vida por meio de suas próprias descobertas, passando a valorizar o ambiente em que vive ,sentindo a necessidade praticamente automática de protegê-lo. “Com o Projeto, buscamos compreender que aquele ambiente, aquele espaço de convivência é parte de um processo que, dialeticamente, age sobre nós. Mas também permite que participemos da construção de nossa própria história, a qual por sua vez, caminha integrada com outras memórias e histórias”, explicou Eliane.

De acordo com informações do portal do Instituto (www.bibliotecavirtualecofuturo.org.br/item/saber-cuidar-3) os educadores “confirmaram a competência, sintonia e criatividade que possuem e mostraram como é possível plantar e praticar a sustentabilidade, ou melhor, os cuidados com a vida, no cotidiano, com os olhos no mundo e o pé na realidade local”.

O Projeto ‘Olhar de quem ama’ foi iniciado em agosto de 2012 e concorreu com outros 306 projetos de todo o Brasil. Serão lançados dois mil exemplares impressos do livro, que também estará disponível no site do Instituto.

O Instituto

Criado em 1999 e qualificado como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), o Instituto Ecofuturo atua para gerar e difundir conhecimentos e práticas que contribuam para a construção coletiva de uma cultura de sustentabilidade. Busca novas formas de ampliar a capacidade de influenciar a utilização de recursos públicos e privados na promoção de leitura e escrita, conservação de áreas naturais e construção de práticas sustentáveis.


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