Encontro de capacitação da Equipe de Monitoramento de Aplicação das Avaliações do SIMAVE


A Equipe de Monitoramento de Aplicação das Avaliações do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (SIMAVE) se reuniu ontem, 21 de outubro, na Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEDUC), para capacitação. Entre os dias 29 e 31 deste mês, escolas públicas do Estado de Minas passarão por análises externas. De acordo com a SEDUC, as avaliações são de grande relevância, pois trazem informações essenciais sobre o desempenho dos alunos quanto à alfabetização e as capacitações de leitura e matemática.

SIMAVE- Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública 

É por meio do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública que a Secretaria de Estado de Educação consegue identificar necessidades, problemas e demandas do sistema e das escolas, auxiliando no planejamento de ações em diferentes níveis e momentos que objetivam a melhoria da educação pública da rede estadual (ensino fundamental e médio) em Minas Gerais.

O SIMAVE atua em duas modalidades, complementares e integradas: a primeira é a avaliação interna da escola, por meio do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar – PAAE. A segunda modalidade é a avaliação externa do sistema de ensino, através do Programa de Avaliação da Alfabetização - PROALFA e o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica - PROEB.

O Programa de Avaliação da Alfabetização verifica os níveis de alfabetização alcançados pelos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, da rede pública, sendo censitária no 3º ano. Os resultados dessa avaliação são usados para embasar as intervenções necessárias no processo de alfabetização/letramentos dos alunos.

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica tem por objetivo avaliar as escolas da rede pública, no que concerne às habilidades e competências desenvolvidas em Língua Portuguesa e Matemática. Não se trata, portanto de avaliar individualmente o aluno, o professor ou o especialista. O Proeb avalia alunos que se encontram no 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio.


Busca de Notícias