Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa


A Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEDUC) reuniu hoje, 22 de outubro, Diretores e Especialistas, para discutir os pressupostos teóricos da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). Entre os dias 11 e 21 de novembro deste ano, Barbacena participa, pela primeira vez, da ANA, fruto do compromisso assumido pela cidade, junto ao Governo Federal, de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas, em Língua Portuguesa, e Matemática, ao final do 3ª ano do Ensino Fundamental.

A Avaliação Nacional de Alfabetização gera indicadores sobre o processo de alfabetização dos estudantes nos três primeiros anos do ensino fundamental e sobre as condições de oferta de ensino. O objetivo é a melhoria da qualidade de ensino e a redução das desigualdades, em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da Educação Nacional.

A atenção voltada ao ciclo de alfabetização deve-se à concepção de que esse período é considerado necessário para que seja assegurado a cada criança o direito às aprendizagens básicas da apropriação da leitura e da escrita, e também à consolidação de saberes essenciais dessa apropriação, ao desenvolvimento das diversas expressões e ao aprendizado de outros saberes fundamentais das áreas e componentes curriculares obrigatórios. É nesse contexto de enfrentamento dos desafios educacionais postos à alfabetização das crianças que se insere a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA).

O Secretário Municipal de Educação e Desporto, Emiliano Campos, falou da importância da ANA para o município. “A Avaliação produzirá estatísticas sobre o conhecimento dos alunos e vai ajudar no cumprimentos das metas do PNAIC”, disse o Secretário, que agradeceu a presença de todos.


Busca de Notícias