Prefeito de Barbacena é homenageado pelo Gabinete Militar do Governador


O vice-governador Alberto Pinto Coelho e o Coordenador Estadual de Defesa Civil e Chefe do Gabinete Militar do Governador, Coronel Luís Carlos Dias Martins, entregaram dia 22, terça-feira, no Palácio Tiradentes, sede do governo de Minas Gerais, a Medalha de Mérito da Defesa Civil, que foi instituída em 4 de julho de 1984, por meio de decreto do governador Tancredo Neves, para homenagear os prestadores de relevantes serviços à comunidade mineira em assuntos de Defesa Civil.

Este ano, 50 personalidades e instituições foram agraciadas. A outorga faz parte dos eventos comemorativos do aniversário de 50 anos do Gabinete Militar do Governador. Entre os agraciados de 2013 estão o Secretário de Estado de Fazenda, Leonardo Colombini; o Secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz; o Secretário-Geral do Gabinete do Governador, Gustavo Magalhães; a Vice-Presidente do Servas, Ana Maria Campos; a Delegada Ana Cláudia Perry, além de profissionais da segurança pública do Estado, das Coordenadorias de Defesa Civil municipais e gestores públicos.

O orador oficial da cerimônia foi o Prefeito de Barbacena e Presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Toninho Andrada, que falou em nome dos agraciados. Ele abordou as origens e primórdios da defesa civil desde a idade média e as ações de Napoleão Bonaparte, até o mundo contemporâneo, e defendeu a necessidade de um plano diretor nacional para tratar especificamente do tema. Também reivindicou a necessidade de mais recursos da esfera federal e estadual para que os municípios executem suas políticas de prevenções, oportunidade em que destacou que “a Defesa Civil de Minas Gerais faz um trabalho que merece a atenção e o aplauso de todos que admiram a boa ação, sobretudo no âmbito governamental, se solidarizando e se articulando através de uma ação planejada para minorar, prevenir e enfrentar as dificuldades vividas por diversas comunidades dos municípios mineiros”.

 
Reconhecimento

Ao parabenizar os agraciados em nome do Governador Antônio Anastasia, o Vice-Governador Alberto Pinto Coelho ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela Defesa Civil de Minas Gerais para prevenção e defesa da vida humana. “Cumprindo hoje uma agenda intensiva e sistêmica, abrangendo cada vez mais todo o território mineiro, com programas educativos, de prevenção, treinamento e cooperação, a Cedec conquistou posição de referência nacional no campo da proteção e da defesa civil. A Medalha do Mérito distingue cada um dos agraciados com a mesma nobreza que a inspira, ou seja, a do humanitarismo que se reconhece nas pessoas aqui homenageadas, em sua vocação de bem servir à comunidade em que atuam”, disse o Vice-Governador.

Para o Chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador da Defesa Civil, Coronel Luís Carlos Martins, a Medalha é uma forma de demonstrar gratidão àqueles que se empenham na realização das ações de defesa civil. “Esta comenda simboliza mais do que o reconhecimento e o incentivo às boas práticas e ações de solidariedade humana. Ela materializa um gesto de gratidão do governo aos homenageados desta manhã, que, de maneira consciente e voluntária, apoiam, valorizam e auxiliam a defesa civil a minimizar as consequências das calamidades. Hoje, estamos aqui em reconhecimento ao trabalho a favor de Minas Gerais”, enfatizou.

O coordenador Estadual de Defesa Civil ressaltou, ainda, o avanço dos trabalhos desempenhados pela Cedec e os desafios ainda existentes. “Entre as principais ferramentas disponíveis, aponta-se a consolidação do Sistema de Comando em Operações (SCO), que permitiu a padronização de ações em todo o Estado, a instalação do radar meteorológico em Mateus Leme pela Cemig, com o intuito de alertar sobre a ocorrência de fortes chuvas e formação de granizo, além da elaboração dos planos de contingência dos municípios para estabelecer medidas de prevenção a desastres. Apesar dos grandes avanços já alcançados, ainda há muito o que fazer. Embora seja visível o crescimento da cooperação social, é necessário aumentar a integração para alcançar resultados cada vez mais eficientes”, disse.


Presenças

O Prefeito Toninho Andrada estava acompanhado de assessores e membros de sua equipe na Prefeitura de Barbacena, dentre eles o Secretário de Governo, José Augusto de Oliveira Penna Naves, o Secretário da Chefia de Gabinete, José Francisco Vidigal Silveira, o Coordenador da Defesa Civil Municipal, Major Dimas Teixeira, o Coordenador de Mobilização Social da SEGOV, Milton Roman, o Coordenador Executivo da SEGOV, Jaime André Araújo, o Superintendente de Limpeza Urbana, José Luiz de Senna e o Coordenador de Ação Estratégica do SEGAP, Hugo Thadeu Vidal, além do Vereador José Jorge Emídio, que representou o Legislativo Municipal.


Busca de Notícias