Troféu Independência 2013


Começou mais uma edição do Troféu Independência. A cerimônia de abertura aconteceu na quadra do Colégio Imaculada Conceição, local onde serão realizadas todas as disputas, e reuniu equipes da cidade e região. Este ano, 59 times participam desta tradicional competição, que durante 14 dias promete movimentar Barbacena com muito esporte e lazer.

Para inaugurar os confrontos, as equipes Máster do Olympic e do Aimorés se enfrentaram. O Olympic conquistou a vitória com um placar de 4 x 1. Atletas que participaram das primeiras edições do Troféu Independência entraram em campo e levantaram a torcida. As categorias em disputa para 2013 são: Sub 09 - Sub 11 - Sub 13 - Estudantil Feminino - Estudantil Masculino - Adulto e Máster (acima de 50 anos).

Na cerimônia de abertura as delegações desfilaram com suas bandeiras e se posicionaram na quadra para entoar o Hino Nacional. O Secretário de Governo, José Augusto de Oliveira Penna Naves, representou o Prefeito Toninho Andrada no evento e afirmou que as práticas desportivas são prioridades da gestão. “O Troféu Independência é tradição na cidade, por isso o nosso apoio para a realização. Neste governo, o esporte tem recebido olhar especial. Exemplos disso é a criação do Comitê Olímpico Municipal, a realização dos Jogos Escolares e a iluminação dos campos de futebol de várzea, que vai viabilizar a prática noturna de esporte e ofertar à população onde se localizam os campos uma nova opção de lazer”, explicou o Secretário, que completou: “Como professor, vejo o esporte como uma maneira de preencher, construtivamente, o tempo livre de crianças e jovens, contribuindo para sua formação e afastando-os das ruas”.

O Secretário de Educação (SEDUC), Emiliano Campos, concordou com o Secretário de Governo e defendeu a prática de esporte aliada a educação. “O esporte é, sem dúvidas, uma poderosa arma na área da proteção social e resgate de crianças e jovens, além de ser uma atividade prazerosa. O Troféu Independência faz isso, fomenta o esporte em nossa cidade, por isso a importância desta parceria”, afirmou Emiliano.

Lindolfo Chaves é o técnico de duas equipes da cidade de Antônio Carlos. Para ele, “incentivar o esporte faz a diferença na saúde, aprendizagem e lazer das crianças”. O professor e técnico da equipe da Escola Estadual Adelaide Bias Fortes, Fábio Rogério, está animado com a competição. “A expectativa é grande, queremos chegar pelo menos na semifinal”, disse o professor, que participa com uma equipe da categoria Sub 13.

Marilete Candian é dona de casa e acompanhou seu filho ao evento. “A criança precisa desse incentivo. Onde tem coisas boas para o meu filho, eu vou. Esporte é saúde e compartilho isso com Mateus”, explicou a mãe.

A Guarda Municipal de Barbacena também vai participar da competição com uma equipe do Projeto Esporte e Cidadania. Desenvolvido com cerca de 50 alunos da comunidade, o Projeto começou há quatro meses, quando a sede da Guarda Municipal foi transferida para o bairro Valentim Prenassi.

Bruno Martins vai participar das competições. Ele é de Desterro do Melo e tem 15 anos. Para o jovem, “esporte é distração, lazer e saúde. É muito bom termos outra ocupação”.


Busca de Notícias