Projeto Obrigação de Criança


Termina nesta sexta-feira, 25 de outubro, o Projeto ‘Obrigação de Criança: Crescer, Estudar, Comer e Brincar’. Desenvolvido por meio de uma parceria entre o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Secretaria Municipal de Saúde Pública (SESAP) e Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), o Projeto cumpre o objetivo de sensibilizar alunos do 4º ano das Escolas Rurais do município quanto à problemática do Trabalho Infantil.

Durante uma semana, o Projeto passou por 12 escolas, ensinando, por meio de atividades lúdicas, o que é o trabalho infantil e a importância de dar visibilidade ao tema. Colagens, desenhos e histórias, as crianças aproveitaram o tempo para aprender e divertir. Segundo a Coordenadora da Escola Municipal Queridinha Bias Fortes, Maria Aparecida de Miranda, “é muito importante conscientizar as crianças sobre o tema e, no caso da escola, o Projeto é muito proveitoso, porque é nessa fase que as crianças começam a ajudar os pais na produção”.

‘Obrigação de Criança: Crescer, Estudar, Comer e Brincar’ foi desenvolvido a partir de uma proposta da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Este ano, o Brasil sediou, pela primeira vez, a Conferência Global sobre Trabalho Infantil. Nesse sentido, o CEREST de Barbacena se mobilizou para colocar em pauta a erradicação do trabalho infantil. Inicialmente, o Projeto abrange a zona rural da cidade. De acordo com Ana Paula Augusto, Gerente do CEREST, “o maior índice de abandono da escola acontece na zona rural e, muitas vezes, isso está relacionado ao trabalho na infância”. Além do trabalho infantil, o Projeto também aborda os riscos inerentes às atividades rurais, como por exemplo, a contaminação por agrotóxicos ou acidentes com ferramentas.

Terezinha de Jesus, Técnica em Segurança do Trabalho do CEREST, afirmou que o tema é pouco explorado. “As pessoas desconhecem que o trabalho infantil é ilegal, por isso estamos lutando pela erradicação. Após esta fase de aprendizagem, os trabalhos dos alunos serão avaliados por psicólogos, para darmos retorno às escolas e monitorar a evolução do tema na comunidade”, explicou a Técnica.

O Projeto ‘Obrigação de Criança: Crescer, Estudar, Comer e Brincar’ está em fase experimental. A ideia é dar continuidade ao trabalho e levá-lo a outras escolas da rede municipal de ensino de Barbacena.


Busca de Notícias