Literatura invade o fim de semana de alunos da rede pública de ensino

Gincana da Escola Municipal Padre Sinfrônio de Castro

No último sábado, 26 de outubro, alunos das Escolas Municipais Padre Sinfrônio de Castro e Rotary desenvolveram atividades mais que educativas. De uma forma lúdica e contagiante, as instituições prepararam Gincana e Feira Literária. O objetivo principal foi levar a comunidade ao ambiente escolar e estimular o prazer pela leitura.

No adro da Basílica de São José do Operário, a Escola Padre Sinfrônio realizou sua I Gincana Literária. A ideia foi proporcionar um momento de interação entre alunos, professores, funcionários e famílias, desenvolvendo o espírito participativo e, ao mesmo tempo, despertando o gosto pela educação.

Alunos do 2º Período da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental e alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) participaram da atividade, divididos entre as equipes: Cor e Tom; Aquarela; Arca de Noé; Patrulha do Relógio; e Poetinhas. O homenageado do dia foi o poeta e compositor Vinícius de Moraes.

Compuseram a mesa julgadora, a Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Educação, Maria Eugênia Castro, e os proprietários da Escola Infantil Pingo de Gente, Aline Moller e Pyther Moller. O Secretário de Governo, José Augusto de Oliveira Penna Naves e o Secretário Municipal de Educação e Desporto (SEDUC), Emiliano Furtado Campos, também participaram do evento.

A equipe Arca de Noé foi a vencedora da Gincana. Poetinhas e Patrulha do Relógio ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Todos os alunos receberam certificado de participação e a equipe vencedora ganhou uma tarde de lazer, agendada para 22 de novembro, nas instalações da Guarda Municipal.

Na Escola Municipal Rotary não foi diferente. Crianças das séries iniciais encantaram a todos com os seus trabalhos. Segundo a diretora da Escola, Maria José Pereira Quirino, o objetivo da Feira Literária foi colocar as crianças em contato com a literatura. “Ao ouvir uma história contada pelos pais ou professores, ao observar as rimas, em um poema ou música, os pequenos começam a se interessar pelo mundo das palavras. Este é o primeiro passo para que se tornem leitores literários assíduos”, pontuou Maria José.

O Secretário de Educação, Emiliano Furtado, e a Chefe do Gabinete da SEDUC, Maria Eugênia Castro Oliveira, prestigiaram o evento.


Busca de Notícias