Carreta da Saúde


Barbacena recebe, entre os dias 4 e 8 de novembro, o ‘Projeto MedSESC Mamografia’, uma iniciativa da Prefeitura Municipal, através do Secretaria de Saúde Pública (SESAP), em parceria com o SESC, Fecomércio e Sindicomércio.  Além das mamografias, a população terá acesso a exames de ultrassonografia. Durante cinco dias, a Praça dos Andradas será palco de várias atividades.

Devido a grande demanda na área da saúde e com o objetivo de atender às necessidades da população, serão oferecidos 120 exames complementares de mamografia e de 120 ultrassonografias divididas em: Abdominal; de Vias Urinárias (sempre pela manhã); Pélvico (sempre pela manhã); Obstétrico; Prostático; e Endovaginal. As ultrassonografias serão realizadas nos dias 7 e 8 de novembro, quinta e sexta-feira. Já os exames de mamografia, acontecerão nos cinco dias de atividades.

A carreta ‘MedSESC’ atenderá a pacientes com exames pré-agendados pela SESAP. No entanto, o Projeto também abrange a livre demanda, de acordo com a disponibilidade de horários e quantidade diária de exames realizados. É importante ressaltar que haverá uma equipe do Centro Ambulatorial Augustinho Paolluci preparada para acolher os pacientes que não conseguirem agendar seus exames. Durante o evento, a equipe fará um novo agendamento para que o exame seja realizado em até 20 dias. É necessário levar o cartão do SUS, o número do registro do Fly, documentos pessoais e cópia do comprovante de residência.

O evento conta com o apoio da Secretaria de Integração Governamental para a Promoção Humana (SIGA), Agência de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região (AGIR) e UNIPAC. A saúde bucal também participará das atividades, oferecendo orientações quanto à higiene bucal e profilaxia. Um escovódromo será montado na Praça e serão ofertados às crianças kits de escovação. Acadêmicos da Universidade Presidente Antônio Carlos atenderão no local. Segurança e bem estar serão garantidos pela Guarda Municipal, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Considerações sobre os exames de ultrassonografia:

Público Alvo: Mulheres e Homens

Preparo

- Ultrassom Abdominal

No dia anterior ao exame:

Tomar dois comprimidos de Lacto-purga às 15 horas e mais dois comprimidos às 22 horas;

Tomar 40 gotas de Luftal às 18 horas, mais 40 gotas às 20 horas e mais 40 gotas às 22 horas;

Jantar leve até às 20 horas;

Fazer jejum absoluto após às 22 horas até o momento do exame.

- Ultrassom de Vias Urinárias

No dia anterior ao exame:

Tomar 40 gotas de Luftal às 18 horas, mais 40 gotas às 20 horas e mais 40 gotas às 22 horas.

Jantar leve até às 20 horas.

Após às 22 horas, ingerir apenas água ou suco.

Tomar 05 (cinco) copos de água duas a três horas antes do exame.

- Ultrassom Pélvico

Não é necessário jejum;

Tomar 05 (cinco) copos de água duas a três horas antes do exame.

- Ultrassom Prostático

Não é necessário jejum;

Tomar 05 (cinco) copos de água duas a três horas antes do exame.

- Ultrassom Obstétrico

Não há preparo.

Considerações sobre os exames de Mamografia:

Público Alvo: Mulheres

Preparo

Não há preparo;

Ter em mãos o último exame realizado;

Obs.: Mulheres com idade inferior a 35 anos e com menos de 1 ano de realização da última mamografia, SOMENTE COM INDICAÇÃO MÉDICA.

É de extrema importância chegar com antecedência mínima de 30 minutos do horário agendado, para preenchimento da Ficha de atendimento, portando documento de identidade, cartão SUS, número do FLY e cópia do comprovante de residência.

Os laudos médicos de mamografia e ultrassonografia serão encaminhados às Unidades de Saúde mais próxima da residência do paciente, para acompanhamento médico. A meta desta gestão é trabalhar na prevenção, e para prevenir é importante acompanhar e realizar exames periódicos, pois quanto antes diagnosticado, maior eficácia possui o tratamento.


Busca de Notícias