Agência dos Correios comemora aniversário


A Agência Central dos Correios em Barbacena completou 64 anos. Para comemorar a data, a instituição reuniu autoridades, funcionários, ex-funcionários, filatelistas e população, para lançamento do selo comemorativo dos 350 anos dos Correios no Brasil e abertura da 1ª Mostra Filatélica de Barbacena. A exposição, que é aberta ao público e conta com a participação de diversos filatelistas da região, permanece na agência até o dia 9 de novembro. A cerimônia de aniversário aconteceu na própria Agência, na última terça-feira, 29 de outubro.

Ao todo, são quatro agências na cidade, uma comum, a Gerência Regional da Empresa, um centro de Distribuição Domiciliária e a Central de Atendimento ao Cliente, responsável pelo atendimento de todo o Brasil, exceto a capital paulista, que em tem outra Central específica para a cidade. Tibério dos Reis Nogueira, Gerente Regional dos Correios no Campo das Vertentes, destacou em seu discurso que “a empresa abraçou Barbacena, assim como Barbacena abraçou a empresa”.

“Empregamos mais de 400 pessoas aqui e injetamos na economia barbacenense cerca de R$10 milhões por ano. Desde o início de recebimento de chamadas Central, já foram recolhidos em torno de R$2,6 milhões em ICMS sobre os serviços de telefonia para o estado”, afirmou Tibério, comprovando a contribuição dos Correios para o desenvolvimento local e regional.

Segundo a Agência dos Correios em Barbacena, o investimento na cidade não para. Em 2014 será inaugurado um guichê filatélico e já está projetada a abertura de mais uma agência na região do pontilhão. O Secretário de Governo, José Augusto de Oliveira Penna Naves, que representou o Prefeito Toninho Andrada, falou da importância da instituição na cidade. “São décadas de serviços prestados e apoio ao município. A historia dos Correios confunde-se com a história do país, já que está presente em 350 dos mais de 500 anos do Brasil. Por isso, é uma das mais importantes empresas estatais do nosso país”, pontuou o Secretário, que também falou do papel educativo dos Correios. “A empresa leva informação por meio dos mais variados temas dos selos, como ciência, educação, comunicação, geografia, história, meio ambiente e muitos outros. Esse papel é fundamental, porque desperta o interesse e uma reflexão crítica de estudantes e professores em diferentes temáticas e processos históricos”, finalizou José Augusto.

A Filatelia integra parte do currículo escolar obrigatório em vários países europeus. No Brasil, o projeto ‘Correios nas Escolas’ desperta o interesse das crianças pela Filatelia, integrada à educação. Em Barbacena, nas aulas de arte também, os alunos também conhecem as cartas e os selos. A Superintendente Regional de Ensino, Isabel Paixão, estava no evento e ressaltou a importância dos selos no aprendizado do aluno. “Uma infinidade de assuntos são contados e registrados pelos selos, por isso essa relação forte entre Correios e Educação”, disse Isabel que anunciou também a visita de alunos da rede de ensino da cidade à 1ª Mostra Filatélica de Barbacena. “Solicitei que os diretores tragam os alunos para participar e conhecer a mostra, para despertá-los para essa forma de colecionar história. Muitas crianças colecionam figurinhas e bolinhas de gude. Aqui, eles podem descobrir o prazer em colecionar selos”, concluiu a Superintendente.

A 1ª Mostra Filatélica de Barbacena reúne conjuntos itinerantes, são oito coleções, distribuídas em dez quadros. A visitação é aberta ao público de 8h30 às 17h30, de segunda a sexta, e de 9h às 12h, aos sábados. A entrada é franca.

O filatelista mineiro Celso Figueiredo, esteve na cerimônia. Ele, que representou a Federação dos Filatelistas Brasileiros, aprendeu a colecionar na escola, e afirmou que “os Correios incentivam a cultura e a educação, levando às pessoas o conhecimento de cada fragmento emitido em correspondências diárias. Cada fragmento tem um significado histórico”.

História

Inaugurada em 29 de outubro de 1949, no governo Eurico Gaspar Dutra, a Agência Barbacena está no centro da cidade e possui uma arquitetura peculiar, tendo o formato de um navio. O local é patrimônio cultural de Barbacena, tombado pelos decretos municipais 3908/1995 e 6051/2007. A última grande reforma aconteceu em 2007. O prédio também abriga a Gerência Regional dos Correios, que atua nas microrregiões de Barbacena, Conselheiro Lafaiete, São João del-Rei e Ubá.


Busca de Notícias