Carreta da Saúde atende a população no centro da cidade
O atendimento acontecerá até sexta-feira (8)


Começaram na manhã desta terça-feira (5), na Praça dos Andradas, os atendimentos feitos pela Carreta da Saúde, referentes ao Projeto MedSESC. Todos os quinze exames pré-agendados pela Secretaria de Saúde Pública (SESAP) foram realizados nesse período. Entre eles, o da dona de casa Regina Maria Pereira da Costa, que elogiou o atendimento recebido e ressaltou a importância desse tipo de iniciativa em Barbacena “já que muita gente precisa e não tem condições financeiras de fazer esse tipo de exame”. Segundo a diretora do Centro Ambulatorial Augustinho Paolluci, Eunice Almeida, a procura por exames sem o prévio agendamento é muito grande. E nesses casos “é feita a triagem dos pacientes que fizeram a mamografia há mais de um ano, e um novo exame será solicitado”.

A Carreta da Saúde é uma unidade de saúde móvel e é atendida por um grupo de profissionais de saúde de diferentes disciplinas.  O analista de Projeto de Saúde do SESC Minas, João Paulo Fonseca Martins, lembra que “a principal missão é levar esses exames de alta complexidade a municípios que realmente necessitam”.    

É importante lembrar que durante o evento, outros exames médicos são prestados a população, como o de glicemia capilar e aferição de pressão arterial. O carpinteiro Geraldo João Rodrigues, aproveitou para aferir a pressão arterial enquanto sua esposa fazia o exame de mamografia. “Enquanto ela estava no consultório eu dei um ‘pulinho’ na barraca para fazer meu exame também.” Além disso, outras atividades são oferecidas paralelamente aos exames como, por exemplo, informações sobre o câncer de mama e doenças sexualmente transmitidas e suas respectivas prevenções.  Atividades físicas também serão desenvolvidas. O Projeto conta com o apoio da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), Faculdade de Medicina de Barbacena e da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR).  


Busca de Notícias