Foi dado início ao ciclo de pré-conferências sobre saúde em Barbacena
Encontro elegeu os primeiros delegados para a 8ª Conferência Municipal de Saúde


A Prefeitura Municipal de Barbacena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAP) e o Conselho Municipal de Saúde (CMS), deram início, na noite desta terça (5), a uma série de pré-conferências, para discutir a situação da saúde da população barbacenense. O primeiro encontro foi realizado ontem (5) na Escola Yayá Moreira, no Distrito Sanitário Vilela.

Com apresentação inicial, feita pela subsecretária da SESAP, Elizabeth Pereira e pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carmem Lúcia Werneck, a pré-conferência recebeu reclamações, sugestões, dificuldades e anseios da população local. Segundo a também subsecretária da SESAP, Queila Cristina Machado, “a participação da população foi boa, mas poderia ser melhor, se houvesse maior número de usuários do SUS”. Ela ainda disse que acredita em uma gestão que tenha a capacidade de ouvir a população e buscar soluções para as suas demandas. “Acredito que essa gestão é a nossa” disse. Queila diagnosticou ainda que a insuficiência de materiais e equipamentos e a precária infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBS) são uns dos principais problemas a serem solucionados. Opinião também compartilhada pela Agente de Saúde da UBS Ipanema, Geiseane Aparecida Santos. “A falta de infraestrutura acarreta em um deficitário atendimento aos usuários” afirmou.

No encontro foram eleitos os delegados para a Conferência Municipal de Saúde além de ser instituído o Conselho Local. Carmem Lúcia acredita que com a criação desse Conselho haverá uma “descentralização do trabalho da Secretária da Saúde, ou seja, criará uma subdivisão das atribuições para dinamizar o funcionamento”.

Silvana Rita de Oliveira, eleita representante do Conselho Local, disse que “fiscalizará tudo para que a melhora na área da saúde seja efetiva”.

Estiveram presentes 48 pessoas. O encontrou ainda contou com a presença do subsecretário e da Gerente de Gabinete da SESAP, Willian Franklin da Costa e Imalúcia da Silva, respectivamente.

A próxima pré-conferência acontece hoje (6), às 19h, na Escola Higino José Ferreira, no Distrito Sanitário Correia de Almeida.


Busca de Notícias