Toninho encerra Fórum dos Municípios


O prefeito de Barbacena e presidente da AMM, Toninho Andrada, encerra hoje o Fórum Técnico dos Municípios Mineiros, promovido pela Associação Mineira de Municípios, que vem discutindo desde terça-feira os desafios enfrentados pela gestão pública municipal. Segundo Toninho Andrada, sem recursos para desenvolverem suas próprias políticas públicas e dependentes de repasses do Governo Federal, os municípios se encontram na pior crise financeira dos últimos anos, daí a AMM defender um novo pacto federativo, de modo que os gestores municipais possam ter liberdade para elaborarem suas políticas públicas, atendendo a necessidade dos cidadãos. 

Durante o Fórum, o prefeito Toninho Andrada, também lembrou que os municípios hoje “vivem uma crise de identidade com relação a seu papel na federação. Ao longo dos anos o que temos assistido é uma desfiguração do pacto federativo, com os municípios se transformando, aos poucos, em meros executores de políticas públicas federais” disse. Toninho ainda lembrou a necessidade dos municípios terem representantes diretos no Congresso Nacional. Hoje são aprovadas leis que aumentam as demandas municipais sem que sejam apontadas as fontes de financiamento. Além disso, os municípios têm assumido responsabilidades do estado e da União, o que atinge ainda mais os cofres municipais.

Em seu pronunciamento no Fórum, o governador Antônio Anastasia afirmou “o momento atual não é um momento de grandes facilidades em todos os níveis de governo, especialmente na esfera municipal. Estamos com retenção de recursos enquanto temos uma demanda muito grande e legítima da sociedade que deseja a melhoria dos serviços públicos. Os prefeitos já iniciaram seus mandatos enfrentando esta crise econômica que lamentavelmente assola, não só o Brasil, como o mundo”. Anastasia ainda lembra que os prefeitos vão precisar de muita ousadia e coragem em suas administrações.

Ao falar no Fórum, o Presidente da Assembleia, Dep. Dinis Pinheiro, disse “eventos como este reforça mais a crença absoluta de que temos que mudar. O Brasil precisa ser administrado de forma generosa, de forma republicana e solidária. E para que isso se efetive é fundamental promover parcerias com os municípios que estão passando pela grave crise da história recente. Assim, é fundamental esse trabalho da AMM para unir as lideranças municipais e em parceria com a Assembleia construirmos um país melhor”.

Presenças – Estiveram presentes no Fórum Técnico dos Municípios, o presidente da Câmara Municipal, Amarílio Andrade; o Advogado Geral do Município, Tiago Mota; o secretário de Educação, Emiliano Furtado; o secretário de Coordenação Política, Tunico Andrada; e o secretário de Governo, José Augusto Penna Naves; sendo que os dois últimos, ao lado do prefeito Toninho Andrada recepcionaram o governador Anastasia durante o Fórum (foto).


Busca de Notícias