Pré-Conferências de Saúde levanta propostas para melhoria do SUS


Depois de uma semana intensa de trabalhos, a Secretaria Municipal de Saúde Pública (SESAP) retoma, na próxima quarta-feira (13), às 19 horas, mais uma Pré-Conferência. A reunião acontece do distrito de Senhora das Dores e espera reunir comunidade e trabalhadores de doze localidades. A Pré-Conferência é uma preparação para a 8ª Conferência Municipal de Saúde, a ser realizada nos dias 6 e 7 de dezembro de 2013.

Na última quinta-feira, 7 de novembro, o distrito sanitário Santa Efigênia recebeu o evento. Celine Abidala Barreto, Coordenadora de Assistência Farmacêutica da SESAP, esteve na reunião e afirmou que as principais propostas levantadas em sua área “são as que dizem respeito à assistência farmacêutica e oferta de medicamentos”. Para a coordenadora, as pré-conferências são oportunidades reais para a resolução dos problemas de saúde na cidade. “Aqui, enxergamos a raiz das questões. Os usuários sabem o que mais precisam e acredito que juntos vamos construir um SUS melhor e fortalecer a assistência em Barbacena”, afirmou Celine.

Maria José Carneiro é dona de casa e utiliza os serviços de saúde prestados pela Unidade Básica de Saúde do CAIC. Ela foi convidada a participar da reunião e destacou que “para reclamar, é preciso conhecer, ouvir quem faz. O problema é que muitos reclamam, mas não participam, não utilizam os recursos disponíveis para expor as demandas da comunidade. Assim, nunca teremos serviços de qualidade”. A dona de casa comparou o desinteresse com as atividades que envolvem família e escola. “É como uma reunião escolar, os pais, que precisam estar presentes, nunca vão aos encontros”, disse Maria José.

Até o dia 27 de novembro, serão realizadas outras cinco pré-conferências, sempre Às 19 horas. Abaixo, confira data e local. Participe!

  • 14 de novembro – E. M. Oswaldo Fortini
  • 20 de novembro – Auditório da FUNDAC
  • 21 de novembro – Colégio Tiradentes
  • 26 de novembro – E. M. Lions
  • 27 de novembro – E. M. José Felipe Sad

A Conferência

A 8ª Conferência Municipal de Saúde acontece entre os dias 6 e 7 de dezembro, conforme Decreto Municipal 7.489, e terá como tema ‘Saúde nos Bairros’. O evento será presidido pelo secretário Municipal de Saúde, Dr. José Orleans da Costa, com o objetivo de promover a deliberação sobre temas referentes à Política Municipal de Saúde Pública, definidos em conformidade com a legislação em vigor, bem como realizar a eleição dos novos Conselheiros Municipais de Saúde.

As discussões da Conferência giram entorno dos seguintes eixos: como organizar a atenção primária em Barbacena? - Relação entre atenção primária e urgência/emergência - Rede assistencial e sua interface com a atenção básica - O cidadão e o seu papel: o autocuidado na promoção/prevenção à saúde - Orçamento como ferramenta de escolha da administração dos recursos.


Busca de Notícias