Barbacena sedia evento do Governo do Estado
Prefeitos assinam convênios para a entrega de caminhões, máquinas rodoviárias e recursos para obras de infraestrutura


Com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas cidades, o Governo de Minas lançou o ProMunicípio. Ontem, 12 de novembro, mais 74 cidades foram beneficiadas com entrega de máquinas, equipamentos e assinatura de convênios. O vice-governador Alberto Pinto Coelho presidiu o evento, que reuniu mais de 800 pessoas. Na oportunidade, foram entregues caminhões basculantes, pipa e para transporte de lixo, motoniveladoras, retroescavadeiras e pás carregadeiras. Os municípios receberam, ainda, investimentos para obras, como calçamento e pavimentação de vias, e melhoria de estradas vicinais.

Durante a solenidade, o vice-governador destacou que a preocupação do Governo de Minas é promover políticas públicas voltadas para o desenvolvimento dos municípios. “O ProMunicípio é a marca de um governo que faz sua política canalizada para as demandas de cada um dos 853 municípios de Minas. O programa chega em boa hora, tendo em vista a dificuldade financeira das prefeituras, devido à queda dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal fonte de receita das pequenas cidades”, explicou Alberto Pinto Coelho.

Somente com o ProMunicípio, o Governo de Minas vai investir R$ 2,1 bilhões para fomentar o desenvolvimento dos municípios. “Estamos aqui para celebrar os convênios para obras de infraestrutura e, mais do que isso, fazendo entregas de máquinas e equipamentos, além da destinação de recursos em uma área muito demandada, que é a saúde pública. A cidade recebe o apoio do estado e define, livremente, o que é prioritário dentro de uma relação de demandas”, afirmou o vice-governador, que completou: “Estamos no berço da família Andrada, saga que vem desde o império e deu, com maestria, sua contribuição para a história do país. É uma honra estar em um local que honra muito a Minas ao Brasil”.

A decisão em realizar o evento na cidade foi comunicada ao prefeito Toninho Andrada pelo secretário de Governo Danilo de Castro, que também esteve no evento. Uma prova de que a Barbacena desponta, a cada dia, como polo da região. “A escolha do Governo é um gesto de reconhecimento de que nossa cidade vem fazendo a sua parte e conquistando um espaço de referência administrativa e política na região”, disse o prefeito Toninho Andrada. Ele, que também é presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e da Associação dos Municípios da Microrregião da Mantiqueira (AMMA), pontuou a importância do Programa criado pelo estado. “O ProMunicípio atende às pequenas cidades, que são as que mais sofrem com a queda de receita do FPM. É, sem dúvidas uma iniciativa salutar, que tem o apoio e estima da AMM e o reconhecimento dos prefeitos mineiros”, concluiu Toninho.

Esta foi a 11ª rodada do ProMunicípio, Programa lançado este ano pelo governador Antonio Anastasia e que tem como objetivo incrementar o desenvolvimento municipal por meio de investimentos em saúde, educação, infraestrutura viária, máquinas e equipamentos rodoviários, veículos e outras ações. Até o momento, foram assinados 513 convênios, beneficiando 471 municípios. Já o total de equipamentos e veículos entregues até agora é de 189.

O prefeito de Mar de Espanha, Wellington Rodrigues, assinou convênio para o repasse de R$500 mil. “Optamos pelo recurso para obras de infraestrutura, porque a cidade precisa disso. O objetivo é asfaltar quatro avenidas e atender aos 15 mil habitantes de Mar de Espanha. Eu não conquistei nada, o mérito é todo do Governo de Minas”, disse Wellington Rodrigues. Eliana Quintão, prefeita de Volta Grande, compartilha da opinião de Wellington. “O estado está empenhado em ajudar os municípios mineiros e é uma ótima iniciativa. Minha cidade tem a economia baseada na agricultura e pecuária e o maquinário vai nos ajudar muito”, explicou Eliana.

Esteve no evento, ex-ministro das Comunicações Pimenta da Veiga. Durante seu discurso, ele afirmou que “a integração entre municípios e estado tem promovido reformas extraordinárias. Agora, teremos a oportunidade de, no ano que vem, promover mudanças profundas no Brasil. É através da unidade de Minas que vamos avançar”. O Deputado Federal Bonifácio Andrada também falou sobre a importância da integração das cidades e do papel dos vereadores e prefeitos para a qualidade de vida da população. “Dentro da realidade política, os vereadores são, de fato, os representantes do povo e merecem nossa admiração, nosso respeito. Fui vereador, e sei o que estou falando. Já os prefeitos, são os líderes do município onde mora o povo. Eles não moram no estado ou na união, moram no município, por isso os olhares devem estar voltados para as cidades”, defendeu o deputado.

Também participaram da cerimônia os secretários de Estado Carlos Melles (Transportes e Obras Públicas) e Cássio Soares (Desenvolvimento Social), o Deputado Estadual Lafayette Andrada, o Subsecretario de Articulação Política da Secretaria de Governo do Estado, Martim Andrada, dentre outras autoridades.


Busca de Notícias