Encontro de Articulação Regional do Turismo Mineiro


Com o objetivo de alinhar diretrizes e colocar em pauta a gestão municipal e regional da atividade turística, a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (SETUR-MG) e o Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes realizaram ontem (12), em Barbacena, o Encontro de Articulação Regional para o Turismo Mineiro – Enatur 2013.

O evento funciona como uma ouvidoria e percorre as cidades promovendo encontros entre profissionais, estudantes, secretários de turismo da região e iniciativa privada. A reunião é viabilizada pelos Circuitos Turísticos do estado, em Minas são 45 instituições.

Barbacena integra o Circuito Trilha dos Inconfidentes e foi escolhida para sediar o Enatur 2013. Para Fred Furtado, Diretor de Cultura e Turismo da AGIR, isso significa “o reconhecimento do Circuito pelo que a cidade tem conseguido realizar, despontando como importante elemento na cadeia turística da região e tornando-se espaço de debate de cultura”.

Atualmente, a cidade tem uma demanda prioritária no setor de turismo, que é a implementação do trem turístico Pai da Aviação. Fred Furtado explicou que “o projeto está totalmente contextualizado com a nova gestão da Prefeitura, pautada no crescimento e desenvolvimento de Barbacena e região, e a aproximação da SETUR será de fundamental importância para viabilizar algumas questões”.

Denilson Reis, vice-presidente da Trilha dos Inconfidentes, compartilha da mesma ideia. Para ele, “essa aproximação é importante para todos, porque, entre os municípios que compõem a Trilha, o trabalho é de cooperação. Unimos força, conhecimento e dividimos as conquistas”. O Circuito Trilha dos Inconfidentes conta com a participação de 22 cidades da região, entre elas Tiradentes, São João Del-Rei e Barbacena.

De acordo com Lívia Pacheco, Diretora de Planejamento das Políticas de Turismo da Superintendência de Políticas de Turismo do Estado, a movimentação de integração do turismo regional acontece de forma natural e é muito importante para as cidades. “Os circuitos turísticos começaram a se institucionalizar em 2002, mas essa movimentação informal para a organização dos destinos turísticos por meio de regiões existe desde o final da década de 90. As cidades percebem que é importe se articular, para se tornarem mais competitivas, isso é instintivo e foi validado pela SETUR, para que houvesse a possibilidade de gerir o turismo por região”, pontuou Lívia.

O Presidente da AGIR, Edson Brandão, participou da reunião e falou sobre o encontro e a escolha de Barbacena para receber o evento. “A Trilha dos Inconfidentes é um circuito vitorioso em termos de capacidade de integrar cidades para o turismo. A proposta da itinerância é fundamental para que isso se fortaleça. O fato de nossa cidade sediar uma dessas reuniões revela que também temos algo a mostrar e a dizer sobre turismo na região. E a AGIR vem para isso, interagir com a cidade e com o entorno. Acreditamos que é a união de forças que torna uma área articulada”, afirmou o Presidente.

Ontem pela manhã, ONG Amigos do Trem, com intermédio da Prefeitura, selou mais uma parceria para a consolidação do projeto do trem turístico na cidade. De acordo com Edson Brandão, foi assinado um contrato, sem ônus para as partes, entre  ONG e Holcim, para que a litorina fique estacionada em uma área da empresa. “A Holcim cedeu uma área segura e extremamente preparada para ‘guardarmos’ o trem. O interessante é que a máquina ficará sob o pontilhão, que é o nosso símbolo, nosso portal de entrada. A partir de agora, esses dois elementos estarão juntos”, concluiu Edson.


Busca de Notícias