Barbacena celebra Dia Municipal do Homem pela primeira vez


Hoje, 19 de novembro, comemora-se o Dia Internacional do Homem. Em Barbacena, nesta data também é celebrado o Dia Municipal do Homem, fruto da Lei nº 4.481, de autoria da Vereadora Grácia Araújo. A data foi estabelecida para destacar a importância dos cuidados com a saúde do homem, conscientizar sobre a realização dos exames periódicos e a prática de exercícios físicos.

Para comemorar a data, a Prefeitura de Barbacena, por meio da Secretaria de Saúde Pública (SESAP), com o apoio da Vereadora Grácia Araújo, realiza uma série de atividades durante a semana. Nesta terça-feira (19), a Câmara Municipal recebe o médico Marco Aurélio, que ministra uma palestra sobre os principais problemas que afetam a saúde do homem e algumas recomendações de cuidados.

Também entre os dias 19 e 23, programas nas rádios e TV local abordarão os temas: Câncer de Próstata; Incontinência Urinária; Impotência Sexual; Efeitos Nocivos do Álcool e Drogas; Disfunção Erétil; Problemas Cardíacos; Doenças Sexualmente Transmissíveis; e AIDS. Nos dias 19, 20, 21 e 22, o Centro Ambulatorial Dr. Augustinho Paolucci – Vilela disponibilizará 50 exames diários de PSA, que é o exame destinado à identificação de problemas na próstata.

No dia 23, sábado, acontecem diversas ações voltadas para a saúde do homem na Praça dos Andradas. Com início às 9 horas, serão oferecidos serviços como corte de cabelo, barba, unha e consultoria de moda, para alertar os homens que cuidados com a estética também são maneiras de prevenir doenças. Na ocasião, também serão feitos testes de glicemia capilar, aferição de pressão, medição do Índice de Massa Corporal (IMC), coleta de sangue (em jejum), acolhimento por médico e enfermeiro no local para agendamento de consulta e exame de toque retal, distribuição de preservativos e cartilhas educativas sobre a Saúde do Homem.

Além destas ações, durante a semana serão trabalhados em escolas públicas da cidade assuntos voltados para a saúde do homem, como a violência no trânsito, e distribuição de folders educativos. Todos os exames e atividades serão gratuitos. O trabalho é desenvolvido pela Prefeitura, com o apoio das secretarias de Saúde e Educação, UNIPAC, FAME/FUNJOB, SENAC, Vereadora Grácia Araújo e outros parceiros.

O Dia Internacional do Homem foi criado pelo ex-presidente russo Mikhail Gorbachev, há 12 anos, e foi comemorado pela primeira vez em Trinidad e Tobago, em 1999. O objetivo principal foi chamar a atenção para a saúde masculina, já que, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os homens têm expectativa de vida menor que as mulheres.

 PSA - Prova do Antígeno Prostático

 

Com que idade se deve fazer este exame?

A partir dos 40 anos, se houver caso de câncer de próstata na família;

A partir dos 50 anos;

Homens mais jovens, que apresentem sintomas ou a pedido do médico, se encontrar alguma anormalidade no exame de rotina.

Recomendações:

Homem com menos de 40 anos deve fazer o exame de PSA caso apresente algum sintoma ou por recomendação médica;

Homem a partir dos 40 anos, que tenha história de câncer de próstata na família;

Homem a partir dos 50 anos deve realizar o exame de PSA anualmente;

Mesmo que o nível de PSA não esteja acima do normal, deve-se fazer o exame de próstata regularmente;

O teste de PSA e o toque retal são os melhores exames para se detectar câncer de próstata.

Recomendações Laboratório Municipal

Para evitar interferência no resultado, recomenda-se aguardar os prazos citados abaixo, para coleta de sangue e realização de PSA total:

Após toque retal: aguardar 02 dias;

Após relação sexual (ejaculação): aguardar 02 dias;

Jejum de 12 horas

Ultrassom trans-retal: aguardar 24 horas;

Biópsia de próstata: aguardar 04 semanas;

Massagem na Próstata: aguardar 04 semanas

Atividade física realizada em bicicleta ou equitação: aguardar 1 dia.

Observações:

Os pacientes deverão comparecer com documento oficial de identidade, Cartão

SUS e Nº do FLY;

Os interessados deverão procurar a Unidade de Saúde mais próxima para requerer o Pedido de Exame. 


Busca de Notícias