Comércio local sente impacto do ‘Jogos Jurídicos Mineiros’


Durante o feriado da Proclamação da República, entre os dias 14 e 17 de novembro, Barbacena recebeu o ‘Jogos Jurídicos Mineiros 2013’. Realizado pela Liga Jurídica Mineira, em parceria com a Prefeitura Municipal, o evento trouxe a cidade cerca de 3.000 pessoas, entre atletas, organizadores, equipe de arbitragem e estudantes, para participar da confraternização entre os cursos de Direto de 16 faculdades do estado.

Competitividade e muita emoção marcaram as disputas dos esportes, que fizeram parte de mais uma edição dos Jogos Jurídicos. Foram 14 modalidades, entre elas: Futsal, Handebol, Basquete, Vôlei, Natação, Atletismo, Xadrez, Judô e Futevôlei. De acordo com Bernardo Lima, um dos organizadores, Barbacena surpreendeu, de forma positiva, pela infraestrutura e pelo apoio da administração para a realização dos Jogos. “Todos que participaram das competições ou que vieram a para prestigiar elogiaram o evento”, afirmou o organizador.

Além dos jogos esportivos, o evento também contou com festas e movimentou a economia local. A estimativa de giro econômico foi de cerca de R$2 milhões nos setores hoteleiro, alimentício e de serviços. Segundo Ricardo Melo Moreira, proprietário da Padaria e Biscoiteria Avenida, o movimento aumentou muito no final de semana. “No meu comércio, os pedidos aumentaram muito, uma média de 20% a mais no faturamento”, disse Ricardo.

Por toda a cidade, o retorno foi positivo. Para Flávio Franco, Presidente da Associação Comercial e Industrial de Barbacena (ACIB), além da visibilidade, a cidade ganha financeiramente. “Tivemos um acréscimo significativo no faturamento do comércio e de prestação de serviços. É muito importante para o setor de negócios que Barbacena receba eventos deste porte, é isso que faz a diferença”, defendeu o Presidente da ACIB.

Fábio Carvalho, Coordenador de Hotelaria do Hotel Senac Grogotó afirmou que o estabelecimento também sentiu o impacto do ‘Jogos Jurídicos Mineiros 2013’. “Ficamos com a lotação máxima em nosso Hotel, um exemplo de como o evento movimentou o setor turístico na cidade”, pontuou Fábio.

Em Barbacena, o movimento foi generalizado. De acordo com Felipe Alvim, Diretor de Fomento Econômico da AGIR, o setor do turismo, hotel, bares, restaurantes, serviços e transportes foram impactados de forma direta. “Foi a primeira vez que o município recebeu o evento, fruto da articulação do Prefeito, Toninho Andrada, e do Secretário de Coordenação Política, Antônio Carlos Suppes Andrada. Um balanço preliminar comprova que Barbacena vive um novo tempo. Tempo de atrair eventos que vão fazer com que a cidade tenha divisas, resultados positivos e que sejam deixados legados positivos, como foi o caso do ‘Jogos Jurídicos Mineiros’”, destacou Felipe.

O Diretor de Fomento Econômico da AGIR lembrou que o apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal, Subsecretaria de Trânsito, Secretaria de Educação e Desporto, Secretaria de Obras, Secretaria da Rede de Serviços Distritais e de todas as outras entidades envolvidas foi fundamental para a realização do evento.


Busca de Notícias