Educação Ambiental em alta
Diretoria de Meio Ambiente da AGIR faz balanço positivo do trabalho educativo junto a crianças e jovens


Responsável pela política ambiental na cidade, a Diretoria de Meio Ambiente, vinculada à Agência de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região - AGIR vem reestruturando as ações de Educação Ambiental na cidade. Um ato importante feito pelo Prefeito Toninho Andrada foi a volta da Sala Verde de Barbacena ao cadastro do Ministério do Meio Ambiente. No site do MA, o nome da “Sala Verde Barbacena” já voltou a figurar entre as cerca  de 30 cidades do estado de Minas que mantêm uma sala verde em pleno funcionamento. Isso significa que em 2014 a cidade voltará a ficar apta a receber programas e incentivos vindos do Governo Federal.  Além dessa conquista, muitas outras podem ser conferidas, como frutos de palestras de conscientização, direcionadas a crianças, adolescentes e à população em geral. O primeiro evento de educação ambiental com a participação da nova diretoria foi a “II Semana Ambiental Integrada 2013: lixo e água, responsabilidade de todos”. O evento foi realizado no período de 03 a 07 de junho, na 13.ª Cia da Polícia Militar de Meio Ambiente e Trânsito. Foram feitas diferentes atividades e oficinas didáticas para estudantes e para o público em geral. A Diretoria de Meio Ambiente realizou uma oficina com a atividade lúdica “Pescaria Ecológica”.

Logo no mês seguinte, dois momentos marcaram a atuação da equipe. Um deles foi o “Dia do Engenheiro Florestal”, comemorado em 12 de julho. Na Rádio Correio da Serra, foi realizada entrevista com o Engenheiro Romeu Fernandes, sobre a atuação desse profissional no mercado de trabalho, divulgando sua importância na preservação do meio ambiente. Também no dia 12, aconteceu uma reunião com diretores de escolas municipais para tratar da “IV Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente”. O objetivo do evento foi o de “incentivar a participação das escolas na conferência e propor parceria para desenvolvimento das atividades”.  Em agosto, foi realizada palestra sobre “Coleta Seletiva”, na Creche Monte Mário. A palestra foi direcionada a pais e alunos da creche, em uma conversa informal, com direito a atividades lúdicas. Mesmo em eventos esportivos é possível atuar pela sustentabilidade e meio ambiente, e foi o que ocorreu durante a “Copa de Hipismo”, evento realizado no Parque de Exposições, nos dias 07 e 08 de setembro. Além de estimular a coleta seletiva no local do evento, a equipe do Meio Ambiente orientou os visitantes sobre a atual situação da coleta seletiva em Barbacena, tendo abordado, ainda, as perspectivas da cidade nessa direção. Ainda em setembro, foi realizada palestra com atividades lúdicas, abordando os temas do lixo, da biodiversidade e da coleta seletiva. As atividades foram realizadas no dia 13, na Unipac Criança, programa de extensão da Universidade Presidente Antônio Carlos.

Barbacena Ativa e Semana Florestal

O projeto “Barbacena Ativa”, concebido pela Prefeitura  para intensificar a presença do governo municipal nos bairros, ganhou fôlego no mês de setembro, tendo entre os bairros visitados pelo projeto,  o João Paulo II, o Nova Cidade e o bairro Nossa Senhora Aparecida, onde os sábados ficaram mais alegres, com a “Pescaria Ecológica”do Meio Ambiente. Mais uma vez, foi realizado um trabalho de sensibilização e conscientização dos participantes, para o cuidado e preservação dos nossos rios e cursos de água. Encerrando o mês, foram realizadas as atividades da “Semana Florestal 2013”. No dia 24,  a equipe do Meio Ambiente visitou o Colégio Tiradentes da Polícia Militar, quando os alunos foram orientados sobre temas diretamente relativos à conservação da natureza. Houve a participação de todos em atividades lúdicas sobre conservação florestal e biodiversidade. Outra escola que recebeu  as atividades ecoeducativas foi  a Escola Municipal Coronel Camilo Gomes de Araújo, situada na localidade de Pinheiro Grosso. Na escola, foi realizada palestra sobre conservação florestal e biodiversidade, com ênfase na Reserva Biológica de Pinheiro Grosso (RBPG).

Ecologia no shopping e gincana

 O ECOBQ, realizado nos dias 17, 18 e 19 de outubro, no espaço do BQ Shopping, em Barbacena, teve por foco orientar a população a respeito da importância  do consumo consciente, bem como do reaproveitamento de materiais considerados como lixo. A temática dos cuidados com os animais também foi abordada nos trabalhos da equipe da Diretoria de Meio Ambiente. Com base na Lei Federal nº 9.605/98 - a Lei de Crimes Ambientais, a equipe se dispôs a ministrar ainda no mês de outubro, palestra para os alunos do 6º ao 9º ano da Escola Estadual Senador Antônio Carlos, sobre o problema dos maus tratos a animais. Ao encerrar o mês, o IF-Sudeste, Campus Barbacena recebeu Maria de Fátima Claudino Gomes,  Rogério Fonseca e Rafaela Cerqueira, membros da equipe da Educação Ambiental da AGIR. Eles reforçaram para os alunos e professores a importância do momento atual, onde a coleta seletiva passará a ser obrigatória nos municípios e foi um dos pontos altos da “Eco Gincana IF 2013”. Fazendo um balanço das atividades voltadas para a educação e a sustentabilidade, Sérgio Grossi, Diretor de Meio Ambiente da AGIR, considera que este primeiro ano de reestruturação foi positivo, em especial pela dedicação dos profissionais da AGIR. “Nossa equipe tem trabalhado muito, sempre visando à conscientização dos cidadãos sobre sua efetiva contribuição na preservação do meio ambiente. Ou seja, a tarefa é nossa, mas a participação é de todos”, afirma Sérgio Grossi.


Busca de Notícias