Ação marca Dia Municipal do Homem


Câncer de Próstata, qualidade de vida e cuidados com a saúde do homem foi tema de palestra que aconteceu ontem, 19 de novembro, na Câmara Municipal. O evento, que integra as atividades em comemoração pelo Dia do Homem, contou com a presença de cerca de 40 pessoas. O médico, Dr. Marco Aurélio, foi quem ministrou a palestra e deu o seu depoimento de superação do câncer.

O Dia Municipal do Homem foi estabelecido pela Lei nº 4.481, de autoria da Vereadora Grácia Araújo. Para celebrar a data, a Prefeitura de Barbacena, por meio da Secretaria de Saúde Pública, realiza uma série de ações durante esta semana. Segundo a Subsecretária de Promoção e Ação em Saúde, Queila Cristina, este é um momento importante. “Pela primeira vez, nossa cidade comemora o Dia do Homem. Esperamos que isso seja um marco para Barbacena e que essa sensibilização aconteça em todos os dias do ano. Parabenizo a Vereadora pela iniciativa e destaco o apoio do Prefeito em acreditar nessa proposta e mobilizar a administração para isso”, afirmou Queila.

Durante a palestra, o médico Marco Aurélio defendeu a necessidade da quebra de preconceitos e paradigmas. “O homem precisa deixar de lado o preconceito e o machismo, que nos levam a perder a saúde e a vida. Não me sinto envergonhado de dar o meu depoimento, porque eu não busquei a doença, ela veio. Temos que nos envergonhar de situações adversas causadas por nós e não as que nos acomete. Para mim, poder contribuir dessa forma é um ato de cidadania. Acredito que posso ajudar muitos homens com essa iniciativa”, disse o médico.

Marco Aurélio ainda destacou a pertinência da Lei Municipal nº 4.481. “As Políticas Públicas em Saúde da Mulher estão em alta, e isso é ótimo. Mas não ouvimos falar em Políticas Públicas em Saúde do Homem, e merecemos o mesmo cuidado e respeito. A criação do Dia do Homem é um embrião, uma iniciativa brilhante da vereadora. Fiquei supresso em saber das críticas a essa proposta, isso é falta de sensibilidade. Para quem não sabe, o câncer de próstata é duas vezes mais incidente que o câncer de mama”, finalizou o palestrante reforçando a importância de prevenir e promover a saúde todos os dias.

Na Câmara, estavam vereadores, funcionários da SESAP, convidados e ouvintes. Arthur Santana, que é aposentado e frequenta assiduamente as reuniões, achou a palestra interessante. “O machismo impede o homem de cuidar de si mesmo. A palestra me incentivou a buscar uma melhor qualidade de vida. O Dr. Marco Aurélio explicou de forma esclarecedora e ajudou muito”, afirmou o aposentado.

Ao final, a vereadora Grácia Araújo, agradeceu o apoio de todos e falou sobre o seu interesse em conscientizar as pessoas da importância de se ter uma vida saudável. “Os principais objetivos para a comemoração do Dia do Homem é melhorar a saúde dos homens, promover a igualdade entre os gêneros, combater o machismo e celebrar suas conquistas na comunidade. Um dos motivos apontados por especialistas para as doenças graves que acometem os homens é a falta de procura aos serviços de saúde, para a realização de avaliações de rotina. Por isso a importância em prevenir doenças, promover o bem-estar e lutar pela qualidade de vida”, defendeu a vereadora.

Ontem, 19 de novembro, também foi comemorado o Dia Internacional do Homem. Em Barbacena, as comemorações vão até sábado, dia 23. Nos dias 19, 20, 21 e 22, o Centro Ambulatorial Dr. Augustinho Paolucci – Vilela disponibilizará 50 exames diários de PSA, que é o exame destinado à identificação de problemas na próstata. No dia 23, sábado, acontecem diversas ações voltadas para a saúde do homem na Praça dos Andradas. Além destas atividades, durante a semana serão trabalhados em escolas públicas da cidade assuntos como a violência no trânsito e distribuição de folders educativos. Todos os exames e atividades serão gratuitos. O trabalho é desenvolvido pela Prefeitura, com o apoio das secretarias de Saúde e Educação, UNIPAC, FAME/FUNJOB, SENAC, Vereadora Grácia Araújo e outros parceiros.


Busca de Notícias