Novos instrumentos de negócios garantem sucesso no setor empresarial


Composto por duas palestras, que apresentaram ferramentas importantes para a gestão e ampliação dos negócios, o Painel Empresarial, promovido pela Prefeitura Municipal, através da Diretoria de Fomento Econômico da AGIR, em parceria com a Associação Comercial de Barbacena (ACIB), reuniu mais de 100 pessoas, nesta quarta-feira, 21 de novembro. Durante o evento, que aconteceu no Hotel Senac Grogotó, Prefeitura e ACIB lançaram a segunda edição da Feira Industrial e Comercial de Barbacena (II FEIBOC), que promete duplicar os valores apurados na primeira edição. Foi também durante o encontro, que alunas do Curso de Costureiro de Vestuário, da escola móvel SESEI/SENAI, receberam seus certificados.

Empresários, comerciantes e estudantes tiveram uma manhã cheia de novidades. Segundo Felipe Alvim, Diretor de Fomento Econômico da AGIR, “o setor está carente de informações, incentivos e network”. Dessa forma, o evento traz essas possibilidades. “É o Poder Público fazendo sua parte, articulando parcerias com entidades, no intuito de trazer novidades e inovação no que diz respeito a gestão. O Painel Empresarial só confirma o esforço da Prefeitura em estimular o empresariado local”, afirmou Felipe, que destacou também as ações desenvolvidas no campo da economia: “Temos como exemplo, a Lei Negócio Caseiro,  que regulamenta o funcionamento das feiras itinerantes e a desburocratização para a abertura de empresas no município. Essas atitudes, práticas e objetivas, revelam o  sucesso e compromisso da nova administração”.

Durante seu discurso, o Prefeito Toninho Andrada falou das conquistas dos 11 meses de gestão. “Foram muitos problemas, muitas negociações, mas os esforços e articulações da equipe de governo tornaram possíveis realizações importantes no município”, explicou Toninho, pontuando a construção do Shopping Regional, a chegada da rede hoteleira Ibis e os investimentos na cultura local.

No que diz respeito à relação entre a Prefeitura e a iniciativa privada, Toninho afirmou que “o Poder Público tem duas funções primordiais: primeiro, organizar o setor com estudos e levantamento de dados, para ofertar, aos empresários e comerciantes locais, ações que podem ser desenvolvidas no preenchimento de lacunas. A outra ação é estimular o setor, através da doação de áreas, abrindo caminhos junto aos órgãos do governo do estado para financiamentos e apresentando isenções fiscais. Enfim, a Prefeitura deve ser parceira do empresariado, porque são eles que geram a grande receita que movimenta a cidade”, concluiu Toninho.

O novo Diretor do Complexo Hotel Escola do Senac, Alexandre Ferreira Machado, se disse satisfeito por chegar à cidade e ver essa movimentação. “Todo evento que agrega informações ao comércio, indústria e população, é bem vindo, porque abre novas perspectivas, oportunidades e estimula o crescimento regional. No que diz respeito a essa agregação de valores, o Senac está pronto a apoiar e, com certeza, estará sempre presente”, declarou Alexandre.

Ferramentas de gestão empresarial

- Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico é um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação, levando em conta as condições internas e externas à empresa. Para que todo o processo tenha coerência e sustentação, o planejamento estratégico é considerado uma das premissas básicas que a empresa deve respeitar.

Segundo o consultor do SEBRAE, Marco Antônio Gazzinelli, o planejamento estratégico é importante para favorecer o empresário na tomada de decisão. “É um estudo que as empresas fazem para, a partir daí, traçarem as possibilidades, pontos fortes, fracos, e ameaças”, explicou Marco, que parabenizou a Prefeitura pela iniciativa. “Este é um exemplo de que não deve existir separação entre as iniciativas empresarial e pública. É preciso a junção desses dois meios, para que a cidade possa se desenvolver”, finalizou o consultor.

- E-commerce e Exporta Fácil

O Exporta Fácil é uma linha de serviços destinada a pessoas jurídicas ou físicas que desejam expandir seus negócios, pelo uso da exportação como saída para: reduzir a dependência das vendas internas, aumentar a produtividade, diminuir a capacidade ociosa, aprimorar a qualidade dos produtos ofertados, qualificar a mão de obra; divulgar e consolidar a marca e preparar a empresa para defender o seu espaço no mercado local. Já o E-commerce ou comércio eletrônico é a venda não presencial, um comércio virtual. Tipo de transação comercial feita especialmente através de um equipamento eletrônico.

De acordo com a palestrante Maria da Consolação Boaventura, Subgerente de Negócios Internacionais dos Correios, as ferramentas expandem as possibilidades dos empresários e os tornam mais competitivos frente ao mercado. “Os comerciantes têm a oportunidade, de uma forma facilitada, de entrar no mercado mundial e fazerem frente aos demais empresários. Quando o microempresário se qualifica para o mercado internacional, ele se torna mais competitivo no mercado local e nacional, melhorando produção, mão de obra e serviços”, afirmou a Subgerente.

II Feicob tem novidades

A Feira Industrial e Comercial é uma oportunidade para o empresariado local apresentar à comunidade serviços e produtos. Com o objetivo de alavancar o setor, promover um salto na economia regional e criar um clima favorável ao desenvolvimento socioeconômico, a Prefeitura de Barbacena, por meio da Diretoria de Fomento Econômico da AGIR, juntamente com a Associação Comercial (ACIB) e demais parceiros, lançaram ontem, 21 de novembro, a segunda edição da FEICOB.

O evento, marcado para o período de 6 a 10 de maio de 2014, pretende ampliar o número de participantes, visitantes e mais que duplicar a receita alcançada na primeira edição. Conforme explicou o Presidente da ACIB, Flávio Franco, “a primeira edição foi um sucesso. Tivemos participação efetiva das empresas da área industrial e comercial e geramos negócios da ordem de R$ 3 milhões, com um público de cerca de 10 mil pessoas. É nosso dever estimular o setor. Para isso, no próximo ano, vamos fazer um evento arrojado e direcionado. A ACIB, no seu papel de entidade fomentadora, precisa liderar esse processo e o apoio da Prefeitura, AGIR, Caixa, SEBRAE e tantas outras entidades, é fundamental”, conclui Flávio.

Sheila Galvão, da indústria moveleira da cidade, destacou que “esta é uma excelente oportunidade para os empresários. A FEICOB revela o grande momento que a cidade vive e acredito que, daqui pra a frente, Barbacena terá um horizonte melhor”.

Entrega de certificados

Durante o Painel Empresarial, o Prefeito de Barbacena, Toninho Andrada, acompanhado pelo Secretário de Governo, José Augusto de Oliveira Penna Naves, pelo Diretor de Fomento Econômico da AGIR, Felipe Alvim, e pelo Presidente da ACIB, Flávio Franco, realizou a entrega dos certificados da primeira turma do curso Gratuito de Costureiro de Vestuário, da escola móvel SESEI/SENAI.

Agora, as alunas estão aptas a desenvolver trabalhos que envolvam o segmento de confecção. Marta Helena da Silva recebeu o certificado e parabenizou os parceiros pela iniciativa. “Foi uma grande oportunidade de aprendizado. Quero trabalhar com a costura e já estou investindo. O curso nos capacita. Agora eu tenho uma profissão, sou costureira”, disse Marta, orgulhosa de si.


Busca de Notícias