Jovem representa Barbacena na IV Conferência Infantojuvenil do Meio Ambiente


A estudante Fernanda Luiza, aluna do 8º ano da Escola Estadual Gabriela Ribeiro Andrada, está na delegação mineira que vai nos representar na IV Conferência Infantojuvenil do Meio Ambiente, evento que acontece no período de 23 a 28 de novembro, em Brasília (DF). Ela vai usar um figurino em homenagem a Cidade das Rosas, para melhor representar Barbacena na capital federal.

No dia 12 de julho deste ano, aconteceu uma reunião com diretores de escolas municipais para tratar da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). O objetivo do evento foi o de incentivar a participação das escolas na conferência e propor parceria para desenvolvimento das atividades. Agora, a jovem Fernanda levará adiante o ideal de preservação ambiental, já plantado em nossa cidade, com o apoio da Diretoria de Meio Ambiente da Agência de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região (AGIR).

Após a reunião dos diretores, foi a vez das conferências nas escolas. Conforme publicado no site do Ministério da Educação (MEC), a Conferência na Escola foi o momento em que estudantes, professores e demais interessados reuniram-se para dialogar sobre como transformar a escola em um espaço educador sustentável, constituindo-se, assim, em um lugar privilegiado para aprofundar o debate sobre o tema do meio ambiente, em nível local.

Nesse momento, cada escola construiu a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola – COM-VIDA que organizou a conferência, envolvendo a comunidade com o tema Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis. Cada escola elaborou um projeto de ação, de acordo com os conhecimentos adquiridos no cotidiano escolar e com os materiais encaminhados para o processo da IV CNIJMA. 

Então, criou-se um material de divulgação do projeto, elegeu-se um delegado ou delegada (e suplente), e compartilhou-se o resultado do trabalho coletivo com outras escolas e com a comunidade. Essas conferências locais foram realizadas em agosto deste ano. O cadastramento dos resultados da Conferência na Escola, no site da conferência, foi realizado até dia 14 de setembro.

Após esse processo, aconteceram as conferências regionais e estaduais. Agora, vem a IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). O evento tem por objetivo fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões socioambientais locais e globais, com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, em uma visão de educação para a diversidade, inclusiva e integral.

Fernanda Luiza tem boas motivações para representar Barbacena nesta última fase de conferências: “a gente sempre teve amor pela natureza, por morar em área rural. A escola também incentiva muito: lá tem horta, composteira (para a produção de adubo orgânico), e até bosque”. A jovem conta, ainda, com o apoio dos professores da escola e da direção: “Muita gente se envolve nesse ideal: o professor Natalino, a Olinda, a Luciana e, é claro, a diretora Regina, que dá todo o apoio aos trabalhos feitos na escola”, afirma, satisfeita. Sobre a conferência nacional, ela espera “que todo mundo se importe mais com a natureza, com o meio ambiente, e com a vida”, completa.

Segundo o conteúdo do site da conferência, esta fase final contará com aproximadamente 700 delegados e delegadas, entre 11 e 14 anos, que já debateram o tema em suas escolas, nas Conferências Municipais e/ou Regionais e nas Conferências Estaduais. Na Conferência Nacional, esses jovens irão aprofundar a temática, socializar os projetos e participar de oficinas temáticas.

Para saber mais: http://conferenciainfanto.mec.gov.br/


Busca de Notícias