Municipalização do trânsito: equipe da SUTRAM visita BHTrans


Uma comitiva de servidores da Subsecretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana (SUTRAM) esteve na capital mineira para visita à BHTrans. O objetivo foi conhecer a estrutura e administração do local, para dar continuidade ao processo de municipalização do trânsito em Barbacena. Em Belo Horizonte, os técnicos da SUTRAM foram recebidos pelo Assessor da Presidência da BHTrans, João Flávio Resende, e pelo Técnico de Transporte e Trânsito da Gerência de Projetos de Trânsito (GEPRO), Paulo Duarte Gonçalves, que foi superintendente do órgão  de trânsito em Barbacena na administração do Prefeito Martin Andrada.

Durante a visita, foi psível conhecer os principais departamentos da instituição, que administra o trânsito de uma frota de mais de 1,6 milhões de veículos. Entre os departamentos, destacam-se: Operação e Fiscalização de Trânsito e Transportes; Engenharia de Trânsito e Sinalização; Processamento de Multas de Trânsito; e Sinalização de Trânsito. A BHTrans, instalada no bairro Buritis, conta com ampla área para trabalhos. A comunicação integrada oferece agilidade à prestação de serviços.

A visita foi encerrada no Centro de Controle Operacional (CCO), local onde é realizado o monitoramento da circulação de veículos por dezenas de câmeras, como também ocorre o monitoramento de todos dos semáforos existentes em Belo Horizonte. O responsável pela comitiva, Engenheiro e Analista de Trânsito da SUTRAM, Odilon Grossi, relatou que a visita certamente contribuiu para aprimorar os dados constantes do Projeto de Municipalização do Trânsito em Barbacena, oportunidade em que foi sinalizada a possibilidade de parceria técnica entre as prefeituras de Barbacena e Belo Horizonte, para a formação dos Agentes de Trânsito da SUTRAM.

Para o Subsecretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Cel. Carlos Alberto Soares, “a necessidade de realizar visitas técnicas vai muito alem de praticar a troca de experiências, passa principalmente pelo reconhecimento da administração sobre a importância de incentivo aos profissionais da área, resultando na qualidade do atendimento da municipalidade”.


Busca de Notícias