Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Alfabetização e Letramento


Com o objetivo de ampliar conhecimentos sobre alfabetização e letramento dos professores alfabetizadores e demais professores articulados com o processo de alfabetização, foi realizado no último sábado (23), no auditório da Faculdade de Medicina, o I Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O evento foi uma promoção da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Desporto, juntamente à Universidade Federal de Juiz de Fora, e reuniu representantes das cidades de Caranaíba, Carandaí, Cipotânea, Ressaquinha, Santa Bárbara do Tugúrio, Bias Fortes e Barbacena.

A professora Terezinha Toledo Melquíades de Melo, alfabetizadora da rede municipal de Juiz de Fora, mestre em Educação (UFJF), com especialização em Alfabetização e Letramento, foi quem ministrou as duas palestras do Seminário: ‘Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais’ e ‘Níveis de Alfabetização’. Durante o evento, os alunos da Escola Municipal Padre Sinfrônio de Castro também apresentaram o Projeto ‘Viva a Leitura’, desenvolvido através de experiências educacionais entre professores e alunos. A professora alfabetizadora da Escola Municipal Crispim Bias Fortes, Eliane Paula Rocha, também realizou uma performance de contação de histórias. A história foi o conto africano ‘O homem sem sorte’.

Na abertura do evento, o Secretário de Governo, José Augusto de Oliveira Penna Naves que representou o prefeito Toninho Andrada, pronunciou: “Como educadores que somos, como servidor por muitos anos da Secretaria Municipal de Educação, e mesmo como professor de ensino superior, constantemente percebemos o quanto é importante um bom trabalho de base, para que as outras fases da escolarização se deem com qualidade e eficácia. Dentro da condição de polo regional, Barbacena se sente honrada em receber delegações de cidades vizinhas”, pontuou o Secretário.

O Secretário Municipal de Educação e Desporto, Emiliano Furtado Campos, afirmou que a formação continuada dos professores é, sem dúvida, uma das prioridades na gestão administrativa da Secretaria Municipal de Educação e Desporto e, portanto, tem como princípio oferecer ao professor oportunidade de adquirir novos conhecimentos, e, ao mesmo tempo a prática pedagógica e elevar o nível profissional.


Busca de Notícias