AGIR tem novas diretrizes
Durante encontro que aconteceu esta manhã, Toninho Andrada e Diretores da AGIR fizeram balanço do ano e pontuaram as perspectivas para 2014


A partir do dia 1º de janeiro de 2014, a Agência de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região (AGIR) torna-se, efetivamente, uma autarquia municipal. Dessa forma, será dotada de personalidade jurídica, patrimônio próprio, com autonomia financeira, administrativa e técnica.

A finalidade da Agência continua a mesma, executar serviços que interessam a coletividade. No entanto, a parte administrativa passará por alterações. Ao transformar-se em autarquia, a AGIR será uma entidade autônoma e descentralizada, exigindo assim uma administração geral focada em serviços estruturais e burocráticos, para que se diminua o suporte dado pelo governo municipal. Nas palavras do Prefeito Toninho Andrada: “A partir de 2014, a AGIR terá que agir por conta própria”.

Nesse sentido, Toninho Andrada anunciou, na manhã desta terça-feira, 3 de dezembro, uma nova estrutura administrativa para o setor. Durante o período de transição, os próximos 90 dias, o vice-prefeito, Mário Raimundo de Melo, assume a presidência da AGIR. A escolha deve-se ao fato de o Vice-prefeito já pertencer ao governo e conhecer de perto as diretrizes administrativas da atual gestão. Posteriormente, o professor Guaraci Gonçalves é quem desempenhará a função de presidente.

Segundo o Prefeito, a partir de janeiro de 2014 a AGIR terá orçamento próprio e estrutura administrativa condizente com sua função, por isso a necessidade da mudança. “A AGIR tem diretorias que cuidam de suas atividades e de seu objetivo principal, que é estimular o desenvolvimento e crescimento da cidade. No entanto, para que essas diretorias funcionem, é preciso um suporte administrativo, técnico e operacional que cuide das questões financeira, orçamentária e administrativa. É desse corpo administrativo interno que AGIR terá que cuidar com mais atenção no próximo ano, pois terá que se autogerir”, explicou Toninho Andrada.

Sobre as escolhas para a transição, Toninho não hesitou. “O professor Mário é uma pessoa experimentada, já foi superintendente regional de ensino, conhece bem as questões da administração pública, e legitimado pelas urnas, é o Vice-prefeito. Com essa experiência, dará o suporte inicial, para que o presidente definitivo, o professor Guaraci, possa assumir no início do ano”, afirmou o Prefeito.

Guaraci Gonçalves é funcionário público federal e já foi Diretor da Escola Agrotécnica, Diretor do Manicômio Judiciário e Secretário Municipal de Educação. De acordo com Toninho, “esta vasta experiência na área pública será fundamental para o trabalho de administrar, gerir e dar o suporte, para que as diretorias técnicas da AGIR desenvolvam suas ações da melhor maneira possível”.

O Vice-prefeito, Mário Raimundo agradeceu ao Prefeito por lhe confiar esta missão. “Vamos desempenhar um trabalho técnico, de grande profissionalismo, para que a empresa tenha sua estrutura verdadeiramente constituída e consolidada. Hoje, a AGIR conta com profissionais que desempenham suas atividades com muita competência. A ideia é preservar isso e direcionar a equipe para o caminho em que possamos, efetivamente, agir em prol da sociedade”, defendeu o Vice-prefeito.

Durante todo o ano de 2013, a AGIR desempenhou as atividades que lhe foram designadas com profissionalismo e responsabilidade, sempre com o apoio e consultoria da Prefeitura Municipal. Para Guaraci, administrar a nova empresa é um desafio. “Minha intenção é corresponder às expectativas. Quero que essa nova equipe que se forma traga resultados importantes para a cidade e para o governo municipal. A partir de 2014, a AGIR terá autonomia e mais agilidade nas ações que pretende implementar a favor do fomento econômico, lazer, cultura e desenvolvimento sustentável de nossa região”, destacou Guaraci.

Criada pela Lei Delegada nº 38, de 12 de março de 2013, a Agência de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região tem as seguintes finalidades: execução dos serviços e atividades inerentes ao desenvolvimento econômico do Município, ao fomento do turismo e ao lazer públicos, à organização de eventos, à defesa e educação ambiental, à promoção e incentivo às manifestações culturais e à proteção do patrimônio e acervos de valor histórico, às ações que visem a integração regional e à divulgação das potencialidades do Município nas suas áreas de atuação. 


Busca de Notícias