Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike será em Barbacena


cidade de Barbacena, no interior de Minas, recebe pela primeira vez o Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike. A competição, que acontece de 26 a 30 de março de 2014, reunirá os melhores pilotos de mountain bike das Américas. Cerca de 30 delegações, de diferentes países, estarão na cidade para participar do evento. A expectativa de público, entre competidores e treinadores, é de 600 pessoas. A assinatura do Termo de Cooperação Técnica para a realização do Campeonato aconteceu ontem, 3 de dezembro, no Hotel Master Plaza. Assinaram o documento, a Prefeitura de Barbacena e a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

Segundo o Presidente da CBC, José Luiz Vasconcellos, a disputa para sediar o evento aconteceu entre diversos estados brasileiros. “Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo pleitearam sediar o Pan, mas as articulações com a Federação Mineira foram decisivas. No caso da escolha de Barbacena, estávamos à procura de uma cidade do interior que tivesse estrutura para abrigar um evento desse porte e, após contato com a Secretária de Comunicação do município, Fernanda Brasileiro, e com o Prefeito Toninho Andrada, optamos pela cidade das rosas”, informou o Presidente.

Esta será a segunda vez que o Brasil sediará o certame, e a primeira vez que acontecerá em Minas Gerais. Em 2013, a Argentina sediou o Campeonato de Mountain Bike e em 2015 será o Canadá. Segundo José Luiz, a partir de 2014 o esporte dá início à somatória de pontos para as Olimpíadas, por isso a importância do evento. “No ano que vem, o mountain bike começa a somatória dos pontos olímpicos. Todos os atletas buscam essa pontuação para classificar-se para a disputa de 2016. Além disso, o título de campeão Pan-Americano movimenta o ranking internacional”, afirmou.

Fernanda Brasileiro, Secretária de Comunicação e Informação Social, soube da realização do Campeonato Nacional em Juiz de Fora e se articulou para trazer o Pan à Barbacena. “Após a realização do campeonato brasileiro, comecei a arquitetar, juntamente com uns amigos, a possibilidade da cidade sediar este evento, que vai fomentar o turismo, movimentar os amantes do pedal da cidade e região e dar visibilidade para o município. Isso é bom para Barbacena, para Minas e para o país, já que estamos próximos da Copa do Mundo e das Olimpíadas”, explicou Fernanda.

Até o momento, estão confirmadas duas modalidades de esporte: o Downhill e o Cross Country.  O Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike terá como palco principal as instalações do Parque de Exposição. Ricardo Alcici Matos, Vice-presidente da Federação Mineira de Ciclismo (FMC), falou sobre a conquista para Minas e Barbacena. “O campeonato vai deixar um legado muito grande para a cidade e para o estado. Os olhares do país e, ouso em dizer, do mundo, estarão voltados para os atletas da região e para o mountain bike mineiro. Isso traz mais credibilidade para a FMC e também para a CBC”, disse Ricardo.

O Vice-presidente da FMC também falou sobre a participação dos atletas mineiros na disputa. “Queremos receber os grandes nomes do país, mas o desejo é de que nossos pilotos, os de Minas, que também possuem grande nível técnico, sejam convocados pela delegação brasileira”, defendeu Ricardo, que destacou os benefícios de sediar a disputa: “mountain bike é saúde e qualidade de vida, mas o objetivo é que as pessoas também enxerguem o Pan como uma oportunidade social e econômica”.

O Prefeito Toninho Andrada aposta na visibilidade do evento. “Este é o primeiro campeonato internacional realizado na cidade. Um evento que coloca Barbacena na rota esportiva nacional. Sabemos da responsabilidade que teremos para corresponder às expectativas dos organizadores, mas acredito no sucesso do Pan. Teremos aqui cerca de 30 delegações de diversos pontos da América. Isso revela que Barbacena tem estrutura para suportar grandes eventos”, afirmou o Prefeito, que falou sobre a movimentação da cidade: “hotéis, bares, restaurantes, o comércio como um todo sentirá o impacto da competição. Barbacena vai receber a visita de ciclistas de todo o país. Teremos a presença de milhares de pessoas na cidade”.

Para aproveitar a movimentação, a administração municipal planeja realizar eventos paralelos ao evento principal. “O Pan terá o Parque como cenário e isso viabiliza a realização de algumas atividades pela Prefeitura. Vamos negociar com a organização essa possibilidade, para montarmos uma estrutura de diversão para a população”, finalizou Toninho.

Parte da equipe organizadora do evento esteve na cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação Técnica. Desirée Couri, da Mais Comunicação, acredita que o Pan-Americano de Mountain Bike vai recolocar Zona da Mata e Vertentes no cenário nacional. “Teremos uma exposição em nível internacional. É um resgate de possibilidades e revela que o interior também tem capacidade de subsidiar eventos desse porte”, afirmou Desirée. O Presidente do Clube Bike Light, Felipe Gomes, também participa da organização do evento e disse que a partir da próxima semana já começa os trabalhos. “Este foi o pontapé inicial. Agora, vamos estudar a área, planejar a montagem das rampas e a organização das pistas. É um mega evento e precisamos estar com tudo pronto até o final de janeiro. A América vai estar em Barbacena, a cidade vai ficar pequena. O Pan será um divisor de águas”, completou Felipe.

O Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike é uma conquista muito importante para todos os amantes do ciclismo no Brasil, e Barbacena comemora a realização do evento na cidade. Esta não é a primeira vez que Toninho Andrada aposta no esporte. Em seu primeiro mandato (1993 -1996), o Prefeito também trouxe à cidade campeonatos de Mountain Bike. Em 1994, Barbacena sediou o Campeonato Mineiro e em 1995, o Campeonato Brasileiro – Etapa Minas Gerais.

Para Flávio Kowalski, Presidente da Associação Ciclística de Barbacena, é mais uma oportunidade que Toninho Andrada dá aos atletas locais. “Nossos pilotos poderão competir com atletas internacionais. Vamos colocar em prática nossa técnica e apresentar nosso trabalho”, disse o Presidente animado com as possibilidades.


Busca de Notícias