Termina Projeto Passos dos Ferroviários


O Projeto ‘Passos dos Ferroviários’ chegou a Barbacena por meio das ações da vereadora Vânia Castro e, em seguida, recebeu o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Desporto.

A ideia é despertar a comunidade para a conscientização ambiental e torná-la participante ativa no processo de resgate histórico, cultural e humano. Para isso, o Projeto contempla, inicialmente, Distrito de Severiano Resende, região do Faria, por onde passava a estrada de ferro e por onde passa o Rio das Mortes. Segundo os organizadores, a localidade foi escolhida por situar-se no contexto histórico do Rio e da linha férrea, mas não será a única contemplada. A continuidade do Projeto é um dos objetivos dos parceiros.

O ‘Passos dos Ferroviários’ chegou á Escola Municipal Jovelino Jacinto Furtado há 3 meses. Diretora e professores se empenharam para apresentar aos alunos do 1º ao 5º ano a história da localidade e a proximidade com a Maria Fumaça e o Rio. Neste período cada professor trabalhou com sua turma sobre o Projeto, como leituras sobre a história, visitas de pais na escola para relatar como era na época que a Maria Fumaça funcionava. Depois houve a visita a Ponte em Severiano e uma homenagem ao Rio das Mortes

No dia 30 de novembro foi a finalização do projeto, com exposição de todo o trabalho feito pelo os alunos sobre a Maria Fumaça e o Rio das Mortes. Foi realizado um desfile de primavera, envolvendo aproximadamente 50 alunos. A comunidade participou com a exposição de quitutes, além do queijo, produtos agrícolas e artesanato. O evento culminou com a entrega do troféu aos vencedores do concurso Passos dos Ferroviários.

Além do resgate histórico, a vereadora Vânia Castro defendeu a importância do projeto de preservação do Rio das Mortes para a cidade. “Nós, barbacenenses, precisamos desse rio para viver. Primeiro, porque é ele que nos dá o sustento; segundo, porque temos que desenvolver ações sustentáveis na comunidade. Este é um marco, o começo de um projeto que, com certeza, será levado a outras localidades”, finalizou a vereadora.

O ‘Passos dos Ferroviários’ é desenvolvido em quatro cidades da região, Barbacena, Antonio Carlos, Barroso e Dores de Campo. Cada cidade aplicou o Projeto de acordo com a necessidade local. Algumas cidades estão fazendo a revitalização das estações. Em Barbacena, o foco é a revitalização da EFOM e a despoluição do Rio das Mortes.


Busca de Notícias