Barbacena participa de Campanha Mundial pelo fim da violência doméstica


A Prefeitura Municipal, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), da Secretaria de Coordenação de Programas Sociais (SECOPS), promove até o dia 7 de dezembro atividades pelo fim da violência contra a mulher. As ações são parte da Campanha '16 dias de ativismos pelo fim da violência contra as mulheres'.

Criada por líderes feministas de diferentes países, a campanha ocorre em ao menos 130 países e inicia sempre no dia 25 de novembro, data em que se comemora o Dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres. O objetivo é promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra a mulher em todo o mundo.

Em Barbacena, o CREAS participa da mobilização com o intuito de dar visibilidade à temática, divulgar os serviços de atendimento e provocar a população no sentido de diminuir a incidência da violência doméstica. No início da semana, foram realizadas conversas com representantes de diversos setores.

Na segunda-feira (2), a técnica de referência do serviço de atendimento à mulher vítima de violência, Eloisa Castro, e a Coordenadora do CREAS, Kennya Rodrigues, reuniram-se com a Promotora Giovanna Araújo da Cruz Altanásio para uma conversa sobre os casos de violência doméstica que ocorrem no município de Barbacena. Já na terça-feira, o encontro foi com a Dra. Márcia Resende Nonato da Silva, Juíza da 1ª Vara Criminal, Dr. Carlos Wilde Ribeiro de Melo, Promotor da 7ª Promotoria da Comarca de Barbacena, Dra Dilma Jane Couto Carneiro Santos, Promotora da 2ª Promotoria da Comarca de Barbacena, Dr. José Carlos dos Santos, Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal e Infracional, Dr. Flávio Barra Rocha, Promotor de justiça da 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Barbacena.

Para sensibilizar e envolver os servidores no engajamento pelo fim da violência contra a mulher, também será realizada uma conversa com os homens da Secretaria de Coordenação de Programas Sociais. O encontro faz parte da ‘Campanha do Laço Branco’, que segundo a ONU é a maior iniciativa mundial voltada para o envolvimento dos homens com a temática da violência contra a mulher. No Brasil foi realizado o lançamento oficial da campanha em 2001 e desde então diversas entidades, organizações e setores públicos promovem ações com o intuito de conscientizar e discutir o tema.

O que se comemora nos 16 dias de ativismo pelo fim da violência doméstica:

  • 25 de novembro: Dia internacional da não violência contra as mulheres;
  • 1º de dezembro: Dia mundial de combate a AIDS;
  • 6 de dezembro:  Campanha “Homens pelo fim da violência contra a mulher;
  • 10 de dezembro: Dia internacional dos direitos humanos.
  • 20 de Novembro: Dia nacional da consciência negra. 


Busca de Notícias