8ª Conferência Municipal de Saúde será neste final de semana
Programa estruturador da saúde na cidade será lançado durante o evento


A Prefeitura de Barbacena, por meio da Secretaria de Saúde e com o apoio do Conselho Municipal de Saúde, realiza, nos dias 6 e 7 de dezembro, a 8ª Conferência Municipal de Saúde. O evento, que acontece no auditório da Faculdade de Medicina, será presidido pelo Secretário Dr. José Orleans da Costa. A abertura será na sexta-feira, a partir das 19h. No sábado, o evento segue durante todo o dia.

Com a ajuda da comunidade, a Secretaria de Saúde espera traçar novas diretrizes políticas para o setor, escolher os conselheiros municipais de saúde para o biênio 2013/2015 e também eleger delegados para as Conferências Estadual e Nacional. Na cidade, o tema deste ano é ‘Saúde nos Bairros’. Serão debatidos os seguintes eixos:

I – Como organizar a Atenção Primária em Barbacena?

II – Relação entre a Atenção Primária e Urgência/Emergência.

III – Rede Assistencial e sua interface com a Atenção Primária.

IV – O cidadão e o seu papel: o auto cuidado na promoção/prevenção à Saúde.

V – Orçamento como ferramenta de escolha de Administração dos recursos.

Até o dia 3 de dezembro aconteceram as pré-conferências nos nove Distritos Sanitários do município, onde foram eleitos os delegados que terão voto na Conferência Municipal de Saúde. Além das reuniões nos bairros aconteceu também uma reunião com os servidores e prestadores de serviços.

Para Madalena Orempüler, Coordenadora de Vigilância em Saúde e participante no segmento servidor, as pré-conferências foram uma oportunidade para levantar problemas e propor soluções. “O que aconteceu foi uma descentralização. Isso é muito importante, porque só ouvindo o usuário e trabalhadores da saúde será possível propor melhorias e soluções efetivas para as questões do município”, defendeu Madalena.

Marli Santana é conselheira de saúde em Barbacena e também servidora municipal. Para ela, este é o momento do cidadão cobrar os seus direitos. “Saúde é um dos nossos principais problemas. Precisamos lutar por melhorias e esta é a oportunidade”, afirmou Marli que também falou da expectativa para a Conferência Municipal: “espero construir um conselho atuante, participativo e que faça a diferença nos bairros e na cidade”.

De acordo com Elizabeth Pereira, Subsecretária de Planejamento e Regulação da SESAP, este é um importante espaço para a apresentação e discussão de projetos, além de mostrar a preocupação do município com as mudanças que vão proporcionar qualidade de vida aos cidadãos. “A comunidade deve participar e contribuir para o planejamento das políticas públicas em saúde”, reforça.

Durante a Conferência também será lançado o Programa ‘Saúde nos Bairros’, uma iniciativa da atual gestão, que prevê a transformação da Saúde pública em Barbacena. O ‘Saúde nos Bairros’ será um programa estruturador que vai garantir uma assistência de qualidade e, consequentemente, a prevenção de doenças, promoção da saúde e um acesso equânime, justo, oportuno e resolutivo.

Confira a programação da 8ª Conferência Municipal de Saúde:

Dia 6 - Sexta-Feira

18h - Credenciamento dos convidados, observadores e delegados.

19h - Mesa Solene de abertura

Leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência.

Gestor do SUS Municipal de Saúde – Secretário Municipal de Saúde, José Orleans da Costa - Desafios e Potencialidades para o Sistema de Saúde local

Prefeito Municipal de Barbacena - Antônio Carlos Doorgal de Andrada - Lançamento do Programa Estruturador SAÚDE NOS BAIRROS

21h - Encerramento

Dia 7 - Sábado

8h - Acolhimento dos participantes

Os participantes serão divididos em grupos temáticos com o objetivo de debater o eixo temático e as propostas das pré-conferências.

- EIXO TEMÁTICO 1

COMO ORGANIZAR A ATENÇÃO PRIMÁRIA EM BARBACENA?

Contextualização: Queila Cristina da Silva Machado Pereira de Souza

Debatedores: Vinicius Lana Ferreira e Ana Waldemira de Paula Dornellas

- EIXO TEMÁTICO 2

RELAÇÃO ENTRE ATENÇÃO PRIMÁRIA E URGÊNCIA EMERGÊNCIA

Contextualização: Welfane Cordeiro Júnior

Debatedores: Rômulo Bertaloccini Júnior e Leonardo Póvoa Brandão Teixeira

- EIXO TEMÁTICO 3

REDE ASSISTENCIAL E SUA INTERFACE COM A ATENÇÃO BÁSICA

Contextualização: Elizabeth Rodrigues Pereira

Debatedores: Dra. Giovanna Araújo da Cruz Attanásio, Eunice de Almeida Souza, Jorge Correia Neto, Adriana Furtado, Luiz Eduardo Grisolia de Oliveira, Otávio Augusto Ramos Vieira e Cristina Rocha.

- EIXO TEMÁTICO 4

O CIDADÃO E O SEU PAPEL: O AUTOCUIDADO NA PROMOÇÃO/PREVENÇÃO À SAÚDE

Contextualização: Dr. José Orleans da Costa

Debatedores: Olívia, Marco Aurélio Bernardes de Carvalho e Dr. Amarílio Augusto de Andrade.

- EIXO TEMÁTICO 5

ORÇAMENTO COMO FERRAMENTA DE ESCOLHA DA ADMINISTRAÇÃO DOS RECURSOS                  .

Contextualização: Dr. Samir Carvalho Moysés

Debatedores: Paulolinto Pereira - Colaborador do CESMG, Willian Franklin da Costa, Carmem Lúcia Werneck e Polyana Resende Monteiro.

10h - Café com Prosa.

10h - Reunião dos grupos por eixos temáticos para avaliação e apresentação de propostas que serão analisadas por eixo.

12h30 - Almoço

13h45 - Eleição dos Conselheiros Municipais de Saúde e dos Delegados para a Conferência Estadual de Saúde.

16h - Encerramento


Busca de Notícias