Estudantes participam de manhã artística


Alunos da Escola Municipal José Moreira dos Santos participaram, na última semana, de uma manhã artística do projeto Nós e Arte: uma proposta de leitura e produção de textos através dos grandes mestres da pintura. O projeto é desenvolvido com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental desde 2008 e tem como objetivo realizar um trabalho de letramento cultural com a comunidade, promovendo a democratização da cultura artística e o acesso a bens simbólicos, em geral, restritos a uma pequena parcela da população. A equipe executora do projeto é coordenada pela professora Janaína de Assis Rufino, da UEMG – Barbacena, com o apoio da diretora da Escola, Marta de Lima Tarcísio, e demais professores.

A manhã artística foi organizada em dois momentos: primeiro, os alunos tiveram uma sessão de bate-papo com o artista plástico João.  Os questionamentos giraram entorno do gosto pela arte, incentivo e início do trabalho do artista. Em um segundo momento, o artista produziu, diante dos alunos, uma obra de arte, explicando o fazer artístico e motivando os estudantes a produzirem uma obra própria.  Ao final, os alunos organizaram um fila para conversar pessoalmente com o artista, tirar fotos e pedir autógrafo.

Sobre a atividade, a diretora Marta de Lima afirmou que “este é um momento histórico para a escola, porque através da arte desenvolvemos a sensibilidade e criatividade de nossos alunos”.  Já a coordenadora do projeto, Janaína Rufino, acredita que a atividade “reafirma o papel extensionista da ação pela importância que ela tem para o letramento cultural dos alunos, das professoras e da comunidade. Mas também pelo seu papel formador no currículo das alunas do curso de Pedagogia e, principalmente, pela relação universidade-comunidade que se estabeleceu com o desenvolvimento do projeto”.

Para este ano ainda estão previstas duas atividades: entrega dos certificados dos alunos que desenvolveram o projeto e as oficinas de grafite; e grafitagem do muro da escola, em parceria com o Instituto Curupira. Esta atividade contará com ajuda dos alunos, professores e funcionários.


Busca de Notícias