Desembargadores são homenageados


A Câmara Municipal de Barbacena entregou na noite desta quarta-feira (11), a Medalha Sobral Pinto ao Desembargador José Fernandes Filho, e a Medalha Ordem do Mérito Legislativo aos desembargadores Doorgal Gustavo Borges de Andrada e Walter Luiz de Melo. A sessão solene aconteceu no Salão Ouro do Master Plazza e contou com a presença de diversas autoridades. Emocionados, os homenageados agradeceram o reconhecimento e falaram da responsabilidade de carregar no peito a honraria.

Segundo o Presidente da Câmara, Amarílio Andrade, a Medalha Sobral Pinto foi instituída pelas leis municipais 1955, de 26/03/84, e 3427, de 24/07/97, sob a inspiração de intelectuais e instituições brasileiras, com apoio do barbacenense e professor-doutor Heráclito Fontoura Sobral Pinto, patrono dos Direitos Humanos no Brasil. O objetivo da honraria é homenagear cidadãos que se destacam na defesa dos Direitos Humanos e das liberdades democráticas. Com igual importância, a Medalha Ordem do Mérito Legislativo foi criada pelo Decreto Legislativo 469, de 16 de julho de 1998, para destacar as pessoas físicas ou jurídicas pelos serviços e méritos excepcionais prestados ao município, estado ou nação.

“As personalidades que aqui se encontram merecem todo o respeito e estima, pois além do grande serviço prestado à magistratura, prestaram um grande serviço a Barbacena. O destaque é pela capacidade como jurista e ser humano”, justificou-se o Presidente da Câmara.

Ao receber a homenagem, o Desembargador José Fernandes Filho disse que é uma honra, sobretudo pelo valor que a medalha carrega. “Este é um momento de significativa emoção tendo em vista a grandeza do patrono da medalha e a responsabilidade que assumo ao estar entre os poucos agraciados pela honraria. O que sinto é, ao mesmo tempo, honra e compromisso”, afirmou José Fernandes.

Doorgal Gustavo Borges de Andrada falou da satisfação em ser homenageado juntamente ao Desembargador José Fernandes. “Estar ao lado dele, que com maestria foi Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, é uma grande honra. Além disso, o retorno a Barbacena é muito bom. A homenagem para o filho da terra toca muito mais”, destacou o Desembargador.

Visivelmente emocionado, o Desembargador Walter Luiz de Melo relembrou sua trajetória. “Neste momento, as lágrimas são inevitáveis. É um momento muito especial e de grande importância, porque é o reconhecimento da conduta e contribuição para a justiça do estado”, pontuou Walter Luiz.

Estiveram presentes na solenidade representantes do governo municipal, do poder legislativo, autoridades acadêmicas, militares e comunidade.


Busca de Notícias