Barbacena é incluída no PAC 2 para o esporte
Ministério do Esporte seleciona a cidade para construção de Centro de Iniciação ao Esporte – CIE


Em solenidade presidida pelo Ministro dos Esportes Aldo Rabelo (PC do B), terça-feira passada, dia 10, em Brasília, o governo federal anunciou a primeiras cidades selecionadas em todo o país para receber um Centro de Iniciação ao Esporte – CIE, sendo Barbacena uma delas. A solicitação e o encaminhamento dos projetos foram feitos pela gestão do Prefeito Toninho Andrada, que comemorou a notícia. Todo o acompanhamento do processo no Ministério do Esporte contou com o apoio dos Diretórios Municipal e Estadual do PC do B, através de seus dirigentes Luciano Dilly e Wadson Ribeiro. Na cerimônia do anúncio das cidades selecionadas estavam presentes o Secretário do PAC, Mauricio Muniz, a Ministra da Cultura, Marta Suplicy, o Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, José Elito Carvalho Siqueira, o Diretor Executivo de Esportes e Integração Paraolímpica, Agberto Guimarães, e outras autoridades.

O CIE é um dos maiores projetos de legado dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro e beneficiarão todo o Brasil. Com ginásios poliesportivos e outras estruturas que podem receber até 13 modalidades olímpicas, seis paraolímpicas e uma não-olímpica, o CIE é parte do objetivo de disseminar a prática do esporte em todo o país, oferecendo espaço para o desenvolvimento da base do esporte de alto rendimento.

O processo de seleção para as cidades interessadas foi aberto em 4 de fevereiro, e o prazo de cadastramento encerrou-se em abril. O Ministério do Esporte recebeu as propostas e selecionou as que se enquadravam nos critérios estabelecidos. Os municípios puderam escolher entre três modelos de CIE, conforme o tamanho do terreno disponível. Com projeto e propostas bem elaboradas, Barbacena teve sua solicitação aprovada pelo Ministério.

O CIE aprovado para Barbacena será um Ginásio Poliesportivo de 3.750m2, a ser edificado num terreno de 7.000 m² no Parque de Exposições. O montante a ser investido é de R$ 3.262.000,00.


Busca de Notícias