Barbacena realiza mutirão contra a catarata


Termina hoje, 19 de dezembro, o terceiro Mutirão de Catarata de Barbacena. Iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde Pública (SESAP), em parceria com o Instituto de Maternidade, Assistência à Infância e Policlínica (IMAIP), o mutirão prevê a redução do vazio assistencial para a doença, que acomete um grande número de pessoas na região.

Mensalmente, a SESAP traz à cidade o oftalmologista, Dr. Og Vilela, do Centro Neoftalmo de Belo Horizonte, que é acolhido pelo IMAIP, para assim realizar os procedimentos. Em três dias de atividades, o médico atende cerca de 140 pacientes. Em 50% dos casos, são realizadas consultas para detectar casos de catarata e agendar cirurgias, a outra metade comparece ao local para fazer a operação.

Segundo a Gerente de Controle e Avaliação da SESAP, Maria d’Albuquerque, o Mutirão atende a pacientes de Barbacena e outros 15 municípios da microrregião. “Organizamos o Mutirão para suprir a demanda de atendimentos que vem desde 2008. Finalizamos todos os procedimentos antigos e agora estamos atendendo a livre demanda”, afirmou Maria d’Albuquerque.

Para realizar a cirurgia, o médico traz todo o material, o IMAIP é responsável por montar o espaço físico e fornecer a equipe de enfermagem. Para Otávio Augusto Ramos Vieira, Diretor Administrativo do IMAIP, “esta é uma iniciativa importante, principalmente para a população, porque fortalece a rede e eleva os padrões da saúde municipal”.

Catarata é um tipo de lesão ocular que pode prejudicar muito a visão, porque o cristalino, que deveria ser bem permeável à passagem da luz, torna-se opaco. Como consequência, os raios luminosos não chegam à retina onde estão os receptores fotossensíveis. Catarata tem tratamento e seus portadores podem voltar a enxergar.

Edna Aparecida Oliveira levou a mãe de 73 anos para realizar a cirurgia. “O Mutirão agilizou muito. Tem um mês que minha mãe consultou e hoje já está realizando o procedimento. Isso é muito bom para os pacientes”, afirmou a dona de casa.

O atendimento e as cirurgias são gratuitos. Os interessados devem comparecer ao Centro Ambulatorial Doutor Agostinho Paolucci (antigo Hospital Escola), à rua José Francisco Paes, 320 – Vilela. Os documentos necessários são: cartão SUS, comprovante de residência e número FLY. O próximo mutirão está previsto para acontecer entre os dias 13 e 15 de janeiro de 2014.

 


Busca de Notícias