Médico cubano começa a atender em unidade de saúde de Barbacena


Após o período de adaptação, o médico cubano Maurice Deymann Veitia Ponce, do ‘Programa Mais Médicos’ do Governo Federal, deu início aos atendimentos. O Programa, lançado em julho do ano passado, busca suprir a carência de médicos em cidades do interior e nas periferias das grandes cidades. Em Barbacena, a expectativa é de que o médico atenda nos próximos três anos.

A partir de agora, Maurice Deymann prestará serviço no Distrito de Correia de Almeida, trabalhando no regime de 40 horas semanais, junto à equipe Estratégia Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde (UBS). O médico, que não conhecia o Brasil, diz não sentir dificuldades para entender os problemas de cada paciente. Durante as consultas realizadas nesta quarta-feira (15), o médico falava devagar para que os pacientes o entendessem e escreveu a receita médica em português. “Os pacientes me entendem perfeitamente e também os entendo. A população de Correia de Almeida é muito receptiva e isso facilita o meu trabalho”, disse.

O programa é resposta às necessidades da população, que sempre reivindicou melhorias na saúde pública. A dona de casa Silvia Cristina Marques nunca havia sido atendida por um médico estrangeiro e conta que gostou da novidade. “Trouxe minha filha para consultar e foi ótimo. Tivemos um atendimento bom e vejo o quanto é importante ter um acompanhamento de qualidade. O Dr. Maurice foi muito atencioso”.


Busca de Notícias